Salário dos servidores estaduais cairá no dia 13
Os salários dos servidores estaduais de Minas Gerais serão pagos com atraso pelo segundo mês consecutivo. Em nota divulgada à imprensa pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) no último sábado (2), as pastas informaram que os vencimentos serão depositados no dia 13 deste mês, cinco dias depois do quinto dia útil de janeiro, que cai no dia 8.
Desta vez, o Governo justificou que tal situação se deve às dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado de Minas Gerais, que registrou, em 2015, forte redução da arrecadação de ICMS. O Estado ainda reiterou que segue realizando esforços para controlar as despesas, estimular a arrecadação de tributos e implementar mudanças administrativas para superar as atuais dificuldades financeiras e garantir a folha de remunerações dos servidores estaduais.
Em dezembro, o pagamento dos salários também foi postergado. Ao invés de serem depositados no dia 7, os mesmos caíram nas contas dos servidores no dia 9. À época, a Seplag justificou que a alteração no cronograma de pagamento se deu em função do feriado municipal de Imaculada Conceição, padroeira de Belo Horizonte, celebrado no dia 8 de dezembro. Além disso, o 13º salário foi pago de forma integral no dia 22 do mesmo mês. A medida volta a atingir mais de 600 mil pessoas, entre funcionários públicos ativos e inativos.