Junto aos secretários, Bruno fala em equilíbrio


Por Tribuna

02/01/2017 às 12h56- Atualizada 02/01/2017 às 16h31

Foto: Fernando Priamo (02-01-2017)
Encontro ocorreu no Parque da Lajinha. (Foto: Fernando Priamo/ 02-01-2017)

Como marco da abertura dos trabalhos de seu segundo mandato, o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) se reuniu na manhã desta segunda (2) com seu secretariado no Parque da Lajinha para apresentar as linhas de atuação para os próximos quatro anos, apresentando medidas que já vinham sendo desenvolvidas em anos anteriores. A partir de uma política de austeridade de controle dos gastos, o chefe do Executivo anunciou a continuidade da atuação do comitê gestor, instituído em 2014, pelo qual deverão passar as demandas de todas as secretarias relacionadas a investimentos do dinheiro público. Os secretários foram empossados na noite de domingo, no anfiteatro João Carriço, na sede da Funalfa.

De acordo com o secretário de Comunicação Social, Michael Guedes, também terá prosseguimento a parceria estabelecida entre a Prefeitura e o Comunitas, entidade que auxilia na gestão fiscal de dez municípios brasileiros, sendo um deles Juiz de Fora. “Temos a noção de que, pelo menos em 2017, o quadro de dificuldades financeiras irá continuar e, portanto, vamos manter a política de austeridade e responsabilidade fiscal na Prefeitura. Essa foi uma preocupação no primeiro mandato, a fim de garantir o pagamento de salários e as contas em dia. Essas medidas vão ser permanentes e ampliadas”, afirmou.

PUBLICIDADE

Na mesa, estavam presentes os titulares de todas as pastas da PJF, incluindo o “núcleo duro” composto pelas secretarias de Fazenda, Administração e Recursos Humanos, Planejamento e Gestão, Saúde e Educação. A maior parte dos nomeados pelo prefeito para o primeiro escalão é composta por técnicos, muitos deles funcionários de carreira do Município. Já as indicações políticas foram alocadas em pastas como Desenvolvimento Social, além de órgãos da administração indireta, como o Demlurb, Procon e a Emcasa.

A reunião com o secretariado ocorre um dia depois da sessão solene que deu posse ao prefeito e aos vereadores, no Cine-Theatro Central. Na ocasião, Bruno já havia enfatizado a necessidade de se implantar medidas de ajuste fiscal e também cobrou uma articulação de todas as instâncias do poder a fim de garantir a qualidade de vida da população. “Dos principais desafios a serem enfrentados neste segundo mandato, os dois que mais afligem a nossa população – saúde e segurança – dependem fundamentalmente da união e da responsabilidade de todos os segmentos, municipal, estadual e federal”, disse.

No Atos do Governo de ontem, no site da PJF, foram publicados os nomes dos titulares de cada pasta e as listas de exonerações e nomeações da administração direta e indireta.

.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.