Seis deputados de JF serão empossados nesta quarta

Ana Pimentel e Ione Barbosa debutam no Congresso Nacional; Betão, Sheila, Noraldino e Charles Santos vão para mais um mandato na ALMG


Por Renato Salles

01/02/2023 às 07h59- Atualizada 01/02/2023 às 11h24

Esta quarta-feira, 1º de fevereiro, marca o início das novas legislaturas na Câmara dos Deputados, no Senado e também nas assembleias legislativas estaduais. Com isso, um grupo de seis deputadas e deputados eleitos com domicílio eleitoral em Juiz de Fora dão o pontapé para um mandato de quatro anos. Entre os nomes, veteranos da política local e também estreantes. Com isso, as principais novidades são os nomes da médica Ana Pimentel (PT) e da delegada da Polícia Civil Ione Barbosa (Avante), que tomam posse como deputadas federais, ambas eleitas pela primeira vez para um mandato eletivo. Elas terão entre suas missões representar a cidade no Congresso Nacional.

Os outros quatro parlamentares eleitos pela cidade em outubro do ano passado, na verdade, foram reeleitos. São os casos dos deputados estaduais Betão (PT), Charles Santos (Republicanos), Delegada Sheila (PL) e Noraldino Júnior (PSC). Os três primeiros vão para seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Um pouco mais veterano que os colegas, Noraldino vai para sua terceira legislatura na ALMG. No caso do quarteto de deputados estaduais, a principal novidade é o nome de Charles figurar na lista, uma vez que esta foi a primeira vez que ele foi eleito com domicílio eleitoral em Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

Na contramão dos seis parlamentares que serão empossados nesta quarta-feira, nesta terça encerram-se os mandatos dos dois deputados federais que atualmente representavam em Juiz de Fora no Congresso Nacional. Com isso, ao menos momentaneamente, saem de cena os deputados Charlles Evangelista (PP) e Júlio Delgado (PV).

Mesas diretoras

Logo após a posse dos novos deputados estaduais e federais, a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa realizam a eleição de suas novas mesas diretoras para o biênio 2023-2025. No caso das duas casas, a disputa pela Presidência já está praticamente definida. Na ALMG, o deputado estadual Tadeu Leite Martins (MDB) deve encabeçar uma chapa única já acordada na disputa. Com isso, a tendência é de que Tadeuzinho, como é conhecido pelos colegas, conte com o voto dos quatro parlamentares eleitos por Juiz de Fora.

Na Câmara dos Deputados, as movimentações estão encaminhadas para a recondução do deputado Arthur Lira (PP) para a Presidência da Casa por mais dois anos. Lira conseguiu aglutinar apoio bastante variado para alcançar seu objetivo, unindo no entorno de sua candidatura desde o PT até o PL. A disputa, no entanto, não deve ser de chapa única, uma vez que, até aqui, o deputado federal eleito Chico Alencar (PSOL) também pretende colocar o seu nome na disputa. Além disso, Marcel Van Hattem (Novo) anunciou, nesta terça, que também pretende disputar a presidência da Câmara.

Por fim, no Senado, o martelo sobre a disputa pela Presidência da Casa ainda não está batido. Atual presidente, o senador Rodrigo Pacheco (PSD) busca a reeleição. Por enquanto, porém, tem a concorrência do senador Rogério Marinho (PL), que busca aglutinar o apoio de forças que caminharam ao lado do Governo do ex-presidente Bolsonaro e também do senador Eduardo Girão (Podemos), que corre por fora.

Charles Santos (Republicanos), deputado estadual reeleito

“Os últimos quatro anos foram de entrega e compromisso com os interesses de Minas Gerais. A expectativa para o próximo mandato é de muito mais trabalho e de continuidade no que tenho feito até aqui, especialmente na defesa daquelas pautas que são o meu norte: educação, saúde e segurança pública; todas em favor da família mineira”

(Foto: Cris Hubner/Arquivo TM)

Ione Barbosa (Avante), deputada federal eleita

“Conseguimos articular a participação nas comissões para o desenvolvimento das minhas principais bandeiras: defesa e promoção da mulher e valorização da segurança pública. Com a nova mesa diretora, seguimos no intuito de exercer atividade legislativa intensa, priorizando a busca por recursos para Zona da Mata e, principalmente, Juiz de Fora!”

(Foto: Fernando Priamo/Arquivo TM)

Noraldino Júnior (PSC), deputado estadual reeleito

“Nossa cidade precisa de melhorias na saúde, desenvolvimento econômico e segurança, demandas que sempre chegam até o nosso gabinete pelos cidadãos e que precisam de atenção especial. Com um novo mandato e com a proximidade que temos com o Governo do Estado, queremos contribuir com o município para essas melhorias, porém, é necessário que o Governo Municipal esteja aberto ao diálogo e disposto a somar forças pelo bem de Juiz de Fora.”

O conteúdo continua após o anúncio
(Foto: Felipe Couri/Arquivo TM)

Delegada Sheila (PL), deputada estadual reeleita

“Quero ampliar o trabalho em defesa da infância, das mulheres e também da segurança dos mineiros. Nos últimos anos desempenhamos um trabalho muito próximo aos municípios, escutando as demandas de perto e viabilizando intervenções importantes que fizeram a diferença na vida das pessoas, como foi o caso da Van Oftalmológica Visão de Futuro, do Programa Mais Genética e das dezenas de entregas de recursos e equipamentos que chegaram até os municípios. Vamos ampliar esse trabalho!”

(Foto: Cris Hubner/Arquivo TM)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.