76 deputados e deputadas estaduais são empossados na ALMG

Quatro têm domicílio eleitoral em JF: Betão, Charles Santos, Delegada Sheila e Noraldino Júnior


Por Renato Salles

01/02/2023 às 17h38

Cerimônia foi conduzida pelo deputado estadual mais idosos, Dr. Maurício (Novo)

A posse de 76 das 77 deputadas e deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado, em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (1º), marcou o início da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Entre os parlamentares que foram investidos no cargo, quatro têm domicílio eleitoral em Juiz de Fora: Betão (PT), Charles Santos (Republicanos), Delegada Sheila (PL) e Noraldino Júnior (PSC).

A solenidade de posse foi conduzida pelo deputado estadual mais idoso, no caso, Dr. Maurício (Novo), que tem 73 anos. A partir daí, os demais parlamentares foram empossados e prestaram o juramento constitucional. Finalizada a posse, foram instaladas a 20ª Legislatura e seu primeiro ano legislativo.

PUBLICIDADE

O governador Romeu Zema (Novo) participou da solenidade. “Minha presença tem o significado da comunhão de propósitos voltados ao povo mineiro e o reconhecimento das instituições democráticas que, nas últimas eleições gerais, legitimaram nossos mandatos nos poderes Legislativo e Executivo”, frisou.

Vale pontuar que a deputada eleita Chiara Biondini (PP) não tomou posse juntamente com os demais 76 parlamentares. Isso porque ela ainda não tem 21 anos de idade completos, idade mínima exigida para compor o Poder Legislativo estadual. Com isso, Chiara será empossada após o dia 22 de fevereiro, data do seu aniversário.

A atual legislatura tem a maior bancada feminina da história da Casa. Seis deputadas conseguiram a reeleição, incluindo a Delegada Sheila, enquanto outras nove estão em seu primeiro mandato.

Ana e Ione na Câmara dos Deputados

Ione Barbosa e Ana Pimentel (Fotos: Divulgação)

Eleitas com domicílio eleitoral em Juiz de Fora, Ana Pimentel (PT) e Ione Barbosa (Avante) foram empossadas nesta quarta-feira (1º) como deputadas federais para a legislatura 2023/2027. As duas são estreantes em cargos eletivos e vão representar a cidade no Congresso Nacional nos próximos quatro anos.

Em suas redes sociais, a delegada da Polícia Civil Ione Barbosa comemorou sua investidura para o primeiro mandato eletivo já no Congresso Nacional. “A data de hoje marca o início oficial de uma trajetória de muito trabalho por Minas Gerais e pelo Brasil. Agradeço a Deus e a cada uma das 52.630 pessoas que permitiram esse momento tão especial na minha vida”, disse a deputada.

Em entrevista à TV Câmara, compartilhada em suas redes sociais, Ana Pimentel falou sobre as expectativas para o início de seu mandato. “A primeira expectativa são as pautas estratégicas para o governo nesse momento e que nós precisamos debater, como a reforma tributária e o novo modelo fiscal que o Brasil adotará. Essa é uma expectativa importante para o começo do mandato. Outra dimensão que eu trago é a defesa do Sistema Único de Saúde e do Ensino Superior Público”, pontuou.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.