Vaga na semifinal não dá acesso direto ao JF Imperadores

Regulamento da Liga Nacional prevê que apenas uma equipe da Conferência Sudeste suba, mas torneio terá dois semifinalistas da região. Entenda


Por Bruno Kaehler

15/10/2017 às 07h00

 

Equipe local precisa de mais do que uma vitória sobre o Ponte Preta Gorilas (SP) em Campinas (SP) no próximo dia 22, para conquistar o sonhado acesso (Foto: Felipe Couri)

Classificado para as quartas de final da Liga Nacional de Futebol Americano (LNFA), o JF Imperadores precisa de mais do que uma vitória sobre o Ponte Preta Gorilas (SP) em Campinas (SP) no próximo dia 22, para conquistar o sonhado acesso. Isto porque apenas uma equipe de cada Conferência no torneio conquista a vaga no Brasil Futebol Americano (BFA) de 2018, competição de elite da modalidade no país, e a fase semifinal contará com dois times da região Sudeste, em duelos diferentes.

PUBLICIDADE

Ao todo, a Liga é segmentada em quatro Conferências na primeira fase, definidas por região, em que apenas o campeão de cada uma ascende ao BFA. O JF Imperadores iniciou o campeonato ao lado de mais 14 adversários divididos em três grupos da Conferência Sudeste. Há ainda chaves das regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste, todas menores que a juiz-forana, mas com mesmo número de vagas na primeira divisão – apenas uma.
Atualmente, quatro times da região Sudeste seguem na disputa em dois confrontos pelas quartas de final. Além dos juiz-foranos e campineiros, o Rio Preto Weilers (SP) enfrenta o Fluminense Guerreiros (RJ) em data a ser definida. No regulamento do torneio há a previsão de que as duas melhores equipes da conferência Sudeste, ou seja, as duas semifinalistas da Liga Nacional, não se cruzem nesta fase. Logo, o encontro entre o vencedor de Ponte Preta Gorilas e JF Imperadores não estará obrigatoriamente na BFA 2018.

Chances imperadoras

Não há possibilidade de a equipe juiz-forana subir sem passar pelo Ponte Preta Gorilas. A vaga, contudo, pode vir de diferentes formas com a presença na semifinal. Se o JF Imperadores for à final, e Rio Preto ou Fluminense não chegarem à decisão, o acesso é juiz-forano. Se tanto os juiz-foranos quanto a outra equipe do Sudeste forem eliminados nas semi, há duas possibilidades. Pela igualdade na campanha de mata-mata, o desempate ocorre pela trajetória na primeira fase, em que o JF Imperadores foi superior ao Rio Preto, mas pior que o Fluminense. Logo, a vaga no BFA só fica em Juiz de Fora neste caso se o Rio Preto cair na mesma fase que os locais.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.