Juiz de Fora vai receber a Chama Olímpica em 2016
O principal símbolo dos Jogos Olímpicos 2016, a tocha com a Chama Olímpica, passará por Juiz de Fora e outras cerca de 300 cidades brasileiras antes de chegar ao Rio para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, em agosto. A informação foi anunciada pelo Comitê Organizador dos Jogos, em solenidade realizada em Brasília, na manhã desta sexta-feira (3) a. Na ocasião, o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) foi representado pelo secretário de Esporte e Lazer, Carlos Bonifácio. Por enquanto, a rota inclui 82 municípios brasileiros onde a tocha irá pernoitar, incluindo Juiz de Fora. Os detalhes do evento e a data da passagem ainda serão divulgados. Na ocasião, foi apresentado o modelo da tocha olímpica desta edição.
A jornada da Chama Olímpica no Brasil começará em data ainda a ser decidida, entre abril e maio de 2016, e será encerrada em 5 de agosto, quando o último condutor da tocha acenderá a “Pira Olímpica” durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. As cidades anunciadas hoje serão os destinos finais da Chama para cada dia do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. A lista completa das cidades que receberão a jornada será revelada no início do próximo ano.
Em Juiz de Fora, um comitê com representantes de diversas secretarias da Prefeitura já trabalha na definição da rota da tocha e na organização do evento. O traçado deverá ter cerca de dez quilômetros. Segundo o Comitê Organizador dos Jogos, nos próximos dois meses serão anunciadas as campanhas públicas para seleção, em todo o país, das pessoas que poderão conduzir a Chama Olímpica.
“Juiz de Fora sempre foi uma cidade apaixonada por esportes e sempre teve atletas de destaque em diversas modalidades. É uma grande honra, para nós, recebermos aqui a Chama Olímpica, e poder fazer parte desta que é a maior festa do esporte mundial. Essa será uma grande oportunidade de mostrarmos as belezas de nossa cidade para o Brasil e o mundo, e tenho certeza que o juiz-forano, nosso maior patrimônio, fará um show nas ruas”, afirmou o prefeito Bruno Siqueira, por meio de assessoria.
Chama Olímpica
Meses antes de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão ou de Inverno, a cerimônia de acendimento dá início ao Revezamento da Tocha Olímpica na Grécia. Após percorrer o território grego por alguns dias, a chama chega à capital, Atenas, onde é entregue aos organizadores dos Jogos Olímpicos. De lá, ela é transportada até o país-sede, onde embarca em uma jornada por dezenas de cidades, levando uma mensagem de paz e união. O seu destino final é o estádio da cerimônia de abertura, onde a chama acende a “Pira Olímpica” e marca o início oficial dos Jogos.