Juiz de Fora recebe torneio de paraquedismo no fim de semana
Evento vai reunir cerca de 30 paraquedistas de todo o país; quem doar sangue esta semana no Hemominas concorre a duas vagas em voo panorâmico no avião de lançamento dos atletas
Juiz de Fora sedia neste fim de semana, sábado (5) e domingo (6), o segundo evento do ano de paraquedismo, no Aeroclube da cidade (Avenida Guadalajara, Bairro Aeroporto), a partir das 9h. A competição deve reunir cerca de 30 competidores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e de Manaus-AM. O torneio terá disputas nas modalidades de precisão, por equipes (gincana) e individual.
Apesar de a competição reunir praticantes experientes do paraquedismo, também terá espaço para os novatos. É o caso da educadora física Liz Esposti Toraldo, 34 anos, que começou a saltar após acompanhar o marido, quando ele fazia o curso de paraquedismo e, agora, Liz se diz apaixonada pelo esporte.
“Eu me apaixonei quando fui com meu marido à cidade de Divinópolis-MG, onde ele iria saltar e me deu de presente um salto duplo. Eu achei que não ia sair do avião, pois tinha muito medo de altura. Mas subi, saltei e adorei. A partir daí, percebi que era isso que eu queria e, por isso, procurei fazer o curso. Agora, no campeonato, espero me divertir. Não estou preocupada com a posição que irei terminar, se em primeiro ou em último. O importante será saltar com meus amigos. Indico o paraquedismo para todo mundo, pois você passa a dar valor as pequenas coisas”, aponta Liz.
Além da disputa entre os participantes, que terão como novidade inclusão da modalidade precisão, em que o campeão é aquele que conseguir pousar mais perto da mosca, será a oportunidade de o público conhecer ou praticar a modalidade esportiva na cidade. Nos dois dias de evento, serão realizados saltos duplos e passeios panorâmicos em duas aeronaves.
De acordo um dos organizadores do torneio, Bruno Malvaccine, os atletas poderão escolher participar somente da gincana (pouso com deslocamento em terra), de ambas as modalidades (precisão e deslocamento) ou somente da precisão (mosca). Cada atleta realizará três saltos. Na modalidade precisão somente será computado um salto. Na modalidade gincana será computada a soma do tempo de dois saltos.
Doação de sangue
Mas quem fizer doação de sangue nesta semana poderá voar de graça, pois a empresa organizadora do evento, a Skydive JF sorteará duas vagas. De acordo com Bruno Malvaccine, o objetivo é passar uma mensagem solidária através do esporte. “Faremos sorteio de duas vagas para passeio panorâmico na aeronave de lançamento dos paraquedistas para as pessoas que apresentarem comprovante de doação de sangue durante essa semana, até o dia 4 de agosto, no Hemominas de Juiz de Fora. Será sorteada uma vaga no sábado, às 13h e outra no mesmo horário, no domingo. A nossa intenção é, além de praticar o esporte, prestar solidariedade.”
A última disputa do torneio de paraquedismo em Juiz de Fora foi realizada no mês de abril e teve como vencedores, Tiago Marques dos Santos Filho, de Manaus-AM, no salto de precisão, e Djan Côrtes Valente, de Juiz de Fora, no salto com deslocamento (gincana). A entrada para o evento é gratuita.