Marathon Cup deve reunir campeões do mountain bike
Juiz de Fora receberá, no próximo fim de semana, a segunda etapa do Marathon Cup, competição de ciclismo válida pelo ranking estadual, com premiação para os dez primeiros colocados no masculino e que deve reunir centenas de apaixonados pelo mountain bike. A novidade dessa edição é a gratuidade da inscrição para o público feminino. Por isso, a expectativa é a de atrair um número maior de participantes. De acordo com o organizador do evento, Felipe Gomes, o Mamão, a competição local é realizada desde 2009 e contará com grandes nomes da modalidade. Segundo ele, o objetivo é disseminar a prática do ciclismo entre os mais jovens, e a organização resolveu não cobrar a inscrição do público feminino e dos participantes do passeio ciclístico no sábado.
“Esta competição é válida pelo ranking mineiro e tem o objetivo de incentivar a prática não só esportiva para as mulheres, mas também do ciclismo em geral, que está em alta, por ser uma alternativa de transporte nas cidades”, destaca Gomes, que espera cerca de trezentos participantes na prova de domingo e outros cem no passeio no sábado. Entre os participantes da prova, dois juiz-foranos multicampeões em competições nacionais e internacionais vão marcar presença: Roberta Stopa e Robson Aloísio.
De acordo com Stopa, que é tricampeã Pan-americana, campeã brasileira de Cross Country, maratona e Down Hil, além de ser vencedora do Iron bike, prova com duração de três dias, a Marathon Cup é importante como preparação para grandes eventos. Ela está treinando forte para a etapa do XTerra, no dia 14 de maio, em Ilha Bela, em São Paulo, competição na qual ela é embaixadora, e para a disputa da Copa Internacional, etapa que será realizada em junho em São João Del Rei.
“Essas provas que são próximas de Juiz de Fora não têm um peso muito grande no calendário e nem no ranking, aí eu acabo usando-as como um treino de luxo. Porque tem todo estímulo de uma grande competição. Eu chego cansada, justamente para ter um acúmulo de treino para eu usar em outra prova importante”, afirma Roberta.
Robson Aloísio, o Robinho, que é hexcampeão brasileiro, campeão Pan-americano e quarto colocado no campeonato mundial, acredita que a prova desse fim de semana é de grande porte e oferece oportunidade para quem quer iniciar na modalidade. “Meu foco está na segunda etapa da Copa Internacional, que acontecerá em Junho em São João Del Rei. Na primeira etapa, fiquei em segundo lugar. Por isso, o Marathon Cup serve como um termômetro para eu saber se estou no caminho certo. Como terá vários atletas de elite, é bom para eu testar meu desempenho”, destaca Aloísio. Ele lembra que as provas locais revelam vários atletas, como os também juiz-foranos Daniel Grossi e Felipe Marques, que estão entre os primeiros colocados do ranking nacional.
Incentivo
Roberta Stopa também considera a competição uma oportunidade para incentivar o esporte na cidade. “Correr em casa é sempre bom. A gente está perto da família, dos amigos. Conheço 100% do percurso, pois treino sempre por lá e serve para fomentar o esporte na cidade, pois tem vários grupos pedalando, e o nosso legado é fazer com que este esporte cresça não só na área competitiva mas também na área de lazer”, espera.
O Marathon Cup terá largada às 10h, no domingo (7) na Rodovia BR-040, Km 792, São Pedro (Restaurante Tradição Mineira), com um percurso de aproximadamente 50km. As inscrições podem ser feitas pelos sites www.bikelight.com.br ou www.marathoncup.com.br. Já o Bike Light será no sábado, às 9h30, com largada no mesmo local da prova de domingo. A segunda etapa do Maraton Cup será realizada no dia 2 de julho em Caxambu e a terceira, no dia 3 de setembro, em Mar de Espanha.