Comércio oferece descontos de até 80%
O comércio de Juiz de Fora está preparado para a sexta edição da Black Friday no Brasil. Shoppings e lojas de rua anunciam descontos de até 80% nos preços de diversos produtos. Para despertar ainda mais o interesse do consumidor, as vitrines estão decoradas com balões, faixas, cortinas e adesivos. Para os lojistas, a liquidação adotada nos Estados Unidos tem ganhado cada vez mais força na cidade e, em período de crise, se apresenta como mais uma possibilidade de impulsionar as vendas. Agendada sempre para a última sexta-feira do mês de novembro, a ação teve o período estendido. Há lojas que estão oferecendo os descontos desde a última segunda-feira (23) e, em algumas delas, segue até domingo.
Desde que a ação chegou ao país, a loja de acessórios para celular Speed Cel realiza a Black Friday. “Sempre tivemos um bom retorno das vendas. O movimento chegava a dobrar na sexta-feira”, conta o proprietário Sérgio Luiz. Este ano, o estabelecimento oferece descontos de até 70% e prorroga a liquidação até sábado. “O ano está muito difícil, já contabilizamos redução de 50% das vendas, estamos apostando que a Black Friday possa nos dar um fôlego.”
Recém inaugurada, a loja de roupas Dash também decidiu aderir à ação. “Acreditamos que é uma boa alternativa para o comércio atrair mais clientes, pois facilita a compra para o consumidor, que tem os produtos com preços mais acessíveis”, explica a vendedora Caetana Cleice. No estabelecimento, a ação começou nesta quinta-feira e segue até sábado.
Motivada pelo bom retorno que teve no ano passado, a loja de Colchões Ortobom decidiu repetir a ação este ano. No local, os funcionários se empenharam na decoração com balões e recortes de fitas. “Foi a nossa estratégia para gerar curiosidade nos consumidores”, explica a consultora de vendas Gisley Vilela. “É uma data que está se consolidando no país.”
Especializada em acessórios a La Calle, está oferecendo descontos durante toda a semana.”Iniciamos na segunda e vamos até sábado. O movimento ainda está devagar, mas mantemos boas expectativas”, diz a gerente Ohanna Ferraz.
Shoppings
O Independência Shopping terá horário diferenciado para a Black Friday, que acontece entre sexta e domingo. Nos primeiros dois dias, as lojas funcionam das 9h às 23h, no terceiro, das 13h às 21h. No Santa Cruz Shopping 320 lojistas participam da ação, que segue até sábado. Já no Mister Shopping, a oportunidade de conseguir descontos de até 70% dos produtos acontece apenas na sexta-feira.
Alerta
O presidente da Associação Brasileira de Educação Financeira (Abefin), Reinaldo Domingos, alerta para alguns cuidados que os consumidores devem ter com a Black Friday. “Para quem se planejou, a data pode ser muito interessante, mas é importante analisar a relação entre custo e benefício. Comprar sem necessidade só porque o desconto parece bom foge do objetivo da ação, que é economizar.”
Ele sugere fazer uma lista dos produtos que são necessários para evitar gastos com supérfluos. “Se o parcelamento for inevitável, é preciso ter certeza de que cabe no orçamento”, explica. “Se estiver em situação financeira problemática e quiser adiantar as compras de Natal, uma dica é priorizar as crianças.” O especialista destaca que as compras pela internet devem ser feitas apenas em sites de confiança para evitar transtornos.