Sustentabilidade e inovação tecnológica em debate
Após tratar de temas, como recursos hídricos, energia limpa e negócios inovadores, o III Encontro Internacional de Inovação Tecnológica Sustentável (InovatechJF) chega, nesta sexta-feira (21), ao segundo e último dia abrindo o debate acerca de sustentabilidade e inovação tecnológica.
Na palestra “Sustentabilidade como valor”, ministrada pelo especialista em Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente, Carlos Alexandre de Miranda, a ArcelorMittal destaca o objetivo estratégico de ser percebida como uma empresa socialmente responsável. Em função disso, explica o gerente de Recursos Humanos e Qualidade, Ricardo Schmidt de Araújo, este ano, foram investidos R$ 3,8 milhões em projetos sociais, culturais e educacionais, 32% a mais ante o ano anterior. Ao investimento somam-se ações ambientais, como o sistema de recirculação de água e a usina de tratamento de esgoto, o centro de educação ambiental aberto à comunidade e as certificações internacionais no trato da sustentabilidade como um valor corporativo.
O dilema entre produção e consumo sustentável também será abordado pelo presidente do Instituto Cidade Sustentável, Paulo Sérgio da Silva. Ele vai falar sobre o Plano de Produção e Consumo Sustentáveis. “O plano é o resultado da adesão do Brasil ao processo de Marrakesh, que estabeleceu uma série de medidas para os países signatários com o objetivo de se atingir uma economia mais limpa, de baixo carbono e mais sustentável”, explica.
Para ele, a constatação de que 77% dos consumidores têm muito interesse em saber como as empresas tentam ser sustentáveis e que 53% deixariam de comprar sua marca preferida se soubessem que o fabricante faz algo prejudicial a sociedade ou meio ambiente refletem o estágio de maturidade do consumidor brasileiro. “Fica claro, cada vez mais, que as empresas somente sobreviverão em um mercado altamente competitivo se adotarem políticas de gestão voltadas para a sustentabilidade (social, econômica e ambiental).”
O evento é realizado pelas empresas Mais Comunicação e RC8 Consultoria – especializada em sustentabilidade e responsabilidade social. A programação completa está disponível no site. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3241-3107.