A partir de amanhã, nono dígito será obrigatório


Por Bárbara Riolino

20/10/2015 às 12h13- Atualizada 21/10/2015 às 08h12

O período de adaptação dos usuários de telefonia móvel em Minas Gerais para a inclusão do nono dígito termina nesta terça-feira (20). A partir de amanhã, as chamadas realizadas apenas com oito dígitos não poderão ser completadas, sendo necessário o acréscimo do número 9 à frente dos demais. A medida é válida para todo o estado e abrange todas as operadoras de telefonia. O nono dígito mineiro passou a valer no dia 11 deste mês, conforme determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na tentativa de ampliar o volume de linhas disponíveis diante da crescente demanda dos consumidores por telefonia móvel.

Para facilitar a vida dos usuários, as operadoras disponibilizaram aplicativos para a atualização automática da agenda de contatos. Clientes da Vivo, Tim, Oi e Claro já podem baixar gratuitamente os aplicativos das operadoras via AppStore ou Google Play. Eventuais dúvidas também podem ser esclarecidas nos endereços www.vivo.com.br/9digito, www.claro.com.br/nonodigito, www.tim.com.br/9digito e www.oi.com.br.

PUBLICIDADE

Além de Minas, os usuários de Sergipe e Bahia também tiveram a inclusão do nono dígito. Até o momento, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio, Roraima e São Paulo já possuem nove dígitos. A expectativa é que os demais estados adotem a alteração até dezembro de 2016.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.