Startup Weekend já tem inscrições abertas


Por Tribuna

15/09/2014 às 12h05

Juiz de Fora vai receber, pela primeira vez, um evento desenvolvido pelo Google, o Startup Weekend. Durante a próxima semana, o mundo inteiro estará realizando a ação, que tem como objetivo avaliar ideias que podem ser transformadas em novas empresas startups. Segundo a assessoria da UFJF, apoiadora do evento por meio do Centro Regional de Inovação e Transferência Tecnológica (Critt), além dos próprios participantes, estarão presentes mentores, jurados, mídia, oradores, investidores, entre outros públicos. O evento ocorre entre os dias 26 e 28 de setembro. A inscrição pode ser feita pela internet, e a taxa é de R$ 120.

O Startup Weekend é organizado por participantes de edições anteriores com auxílio da federal. Uma das organizadores desta edição, Kamila Cabral, explicou, por meio de assessoria, a dinâmica dos três dias de evento. “Depois de escolhidas, através de uma votação, as melhores ideias passam por uma maratona de 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback ou até mesmo um investimento em seu projeto.”

PUBLICIDADE

Startup
Uma startup é uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Por ser jovem e estar implantando uma ideia no mercado, outra característica é o risco envolvido no negócio. São empreendimentos com baixos custos iniciais e são altamente escaláveis, ou seja, possuem uma expectativa de crescimento muito grande quando dão certo. Algumas empresas já solidificadas no mercado e líderes em seus segmentos, como o Google e o Yahoo, também são consideradas startups. Por meio do evento, mais de oito mil “startups” foram criadas em cerca de cem países.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.