Inscrições abertas para o 41º Concurso Nacional de Produtos Lácteos


Por Guilherme Arêas

13/04/2015 às 16h04

Estão abertas as inscrições para o 41º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, evento integrante do Minas Láctea 2015, que será realizado de 14 a 16 de julho, com atividades no Expominas e no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora. Podem participar do concurso os laticínios interessados em colocar à prova a qualidade de seus produtos, entre várias categorias: queijo prato lanche 3kg, queijo gouda, queijo provolone, queijo parmesão, queijo reino, queijo minas padrão, requeijão cremoso, doce de leite pastoso, queijo tipo gorgonzola e manteiga de primeira qualidade. As inscrições podem ser feitas no site www.minaslactea.com.br.

Na categoria destaque especial será escolhido o melhor produto lácteo que ainda não chegou ao mercado e que tenha pelo menos uma característica inovadora ou funcionalidade. Na última edição do evento, por exemplo, realizada em 2013, o Laticínios Cruziliense venceu essa categoria com um queijo feito a quatro mãos, por mestres queijeiros vivos e que já haviam morrido. A receita contou com um fermento encontrado em um frasco envolto em um pergaminho que continha uma receita de um queijo desconhecido. O material foi encontrado dentro de um cofre em uma antiga fábrica de queijos datada de 1924, que foi adquirida pela empresa. Foram seguidos à risca todos os procedimentos, como ponto de massa, maturação, tipo de forma e até as orientações de uma rudimentar prensagem. O queijo resultante foi batizado de “A lenda”.

PUBLICIDADE

[Relaciondas_post]

Este ano, para o destaque especial e para as outras categorias do concurso de produtos lácteos, serão 25 juízes, que irão avaliar o aspecto global dos produtos, sua cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. Para a categoria destaque especial serão considerados no julgamento os atributos aspecto global e criatividade, além da escala hedônica para avaliação da aceitação. O corpo de jurados é integrado por especialistas vindos de universidades, serviços de inspeção e instituições de pesquisa. Serão premiados os três melhores em cada categoria.

A expectativa da organização é de que cerca de 50 indústrias de todo país participem este ano do concurso. O julgamento dos produtos será realizado nos dias 14 e 15 de julho, a partir de 14h, no laboratório de análise sensorial, no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT). A premiação será entregue em solenidade especial no dia 16 de julho, no Expominas, marcando o encerramento do Minas Láctea 2015. Além do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, o Minas Láctea engloba outros três importantes eventos do setor laticinista na América Latina: Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) e Congresso Nacional de Laticínios. O evento é promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Emapmig).

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.