Juiz-forano gastou R$ 44 mi em compras pela internet em 2014
Juiz de Fora é uma das cem cidades brasileiras onde os moradores mais gastaram com compras feitas pela internet. Em todo o ano passado, foram 154.747 pedidos de produtos via web feitos por consumidores juiz-foranos, que desembolsaram cerca de R$ 44,7 milhões em produtos. O município ocupa a 89ª posição no ranking nacional, liderado por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Já o valor médio per capita gasto pelos consumidores foi de R$ 288,91 no e-commerce. Cada internauta da cidade que acessou sites de compras no ano passado ficou, em média, 3 minutos e 30 segundos nesse tipo de endereço eletrônico. A taxa de conversão, ou seja, a relação entre o número de internautas que acessaram os sites e aqueles que efetivamente compraram algum produto, ficou em 0,92%. O levantamento foi feito pela Conversion, consultoria especializada em Search Engine Optimization (SEO), trabalho de otimização de sites para serem melhor compreendidos pelas ferramentas de busca. O estudo apontou, ainda, que, em Minas Gerais, Juiz de Fora ocupa a sétima colocação no e-commerce, atrás de Belo Horizonte (R$ 2,5 bilhões em compras), Uberlândia (R$ 246 milhões), Uberaba (R$ 95 milhões), Contagem (R$ 65 milhões), Montes Claros (62 milhões) e Patos de Minas (R$ 57 milhões).
Apesar de ser inédita e não ter uma base comparativa com anos anteriores, a pesquisa por municípios mostra dados de um setor aquecido e que deve prosperar ainda mais em 2015. “O e-commerce cresceu, em 2014, cerca de 26%. Se compararmos com a economia brasileira, que esteve praticamente estagnada, é muito significativo, e esse crescimento tende a se manter nos próximos anos”, prevê o diretor da consultoria Conversion, Diego Ivo.
Uma pesquisa feita pelo Sebrae junto ao Polo de Agências de Propaganda de Juiz de Fora, em meados do ano passado, revelou que 43,8% dos juiz-foranos fazem compras pela internet. Já levantamentos feitos no âmbito nacional apontam que 36% dos brasileiros são adeptos do e-commerce. Para o diretor da agência Ato Interativo e integrante do Polo de Agências de Propaganda de Juiz de Fora, Felipe Gazolla, há características que ajudam a colocar a cidade em posição de vanguarda quando o assunto é a adoção de tecnologias por parte da população. “Pelo próprio perfil do morador da cidade, com um público jovem, que já é adepto de tecnologia e também pela localização de Juiz de Fora. No e-commerce, um dos fatores importantes para aumentar as vendas é o frete. Como estamos no Sudeste, muitas lojas oferecem frete grátis para Juiz de Fora.”
O que vem chamando atenção no setor é o aumento expressivo de compras feitas a partir do telefone celular, que aumentaram 200% em 2014. “No ano passado, 20% dos acessos a lojas virtuais foram feitos pelo celular. O consumidor está confiando mais no e-commerce e já não compra mais só a partir do desktop e do notebook. Em alguns anos, mais da metade das compras com certeza será feita via celular”, diz Diego Ivo. Para que isso ocorra, no entanto, segundo o diretor da Conversion, é preciso que as lojas melhorem a interface de seus sites nas versões para smartphones.