Hora de programar a aposentadoria


Por Tribuna

11/09/2016 às 07h00

Um novo debate sobre a aposentadoria foi retomado recentemente com o anúncio do Governo de que ocorrerão mudanças em curto prazo. As propostas ainda passarão por debates, mas uma coisa é certa: ou ocorrem mudanças que dificultarão a aposentadoria, até mesmo diminuindo os valores a serem recebidos, ou o atual modelo do INSS se mostrará insustentável. O que fica mais explícito é que cada vez mais o brasileiro terá que ter educação financeira para poder usufruir de um período de aposentadoria sem problemas econômicos.

Para alguém que realmente quer se planejar para uma aposentadoria sustentável, a questão vai muito além de depender do governo, sendo fundamental a educação financeira. É preciso uma estratégia de aposentadoria que vá além da previdência pública, definindo valores a serem poupados e quais linhas de investimentos para aplicação, buscando melhores rendimentos. O presidente da Associação Brasileira de Educação Financeira (Abefin), Reinaldo Domingos, ensina alguns passos para realizar um bom plano de aposentadoria.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.