Sistema fora do ar compromete atendimento da UAI
Quem foi à unidade enfrentou interrupção do serviços, principalmente pela manhã. À tarde, entrega de passaporte e requerimento do seguro-desemprego continuavam com problemas
O primeiro dia de funcionamento da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) na alameda de serviços do Shopping Jardim Norte foi marcada por falhas no atendimento em função do sistema fora do ar. Durante a manhã, o comprometimento foi maior e até a emissão de senhas foi inicialmente inviabilizada, levando a uma fila numerosa na porta da unidade. À tarde, os serviços de emissão e entrega de passaporte e de requerimento de seguro-desemprego continuavam suspensos. A expectativa, no entanto, é que todos os serviços estejam normalizados e disponíveis nesta terça-feira (7), dia da inauguração oficial da unidade. A demanda estimada de atendimento é de 16 mil pessoas por mês.
Sem esconder a irritação, uma senhora que mora há cerca de 150 quilômetros da cidade e que preferiu não ser identificada, deslocou-se com a família para Juiz de Fora nesta segunda para pegar o seu passaporte e os da mãe, marido e filha, que, segundo ela, já estariam prontos há quase um mês. Sem saber da transferência da unidade, ela primeiro foi ao Independência Shopping e só depois chegou ao Jardim Norte. A senhora não escondeu a insatisfação ao saber que a viagem tinha sido em vão. “É um absurdo”, rebateu, ao receber a informação de que uma inconsistência no sistema não permitia a entrega dos documentos.
O gerente da UAI em Juiz de Fora, Carlos Eduardo Ferreira, explicou que, devido à mudança de endereço e por ser o primeiro dia de operação no novo local, houve problemas de acesso aos sistemas, como o usado para a distribuição de senhas. Ele afirmou, no entanto, que, durante a manhã, esse serviço, assim como o acesso a outros órgãos emissores, estava solucionado. As pendências, durante a tarde, estavam restritas a passaportes e requerimento de seguro-desemprego. “Estamos trabalhando para que tudo seja resolvido o mais rápido possível.”
O gerente reforçou a expectativa de que a situação esteja completamente normalizada nesta terça. Ferreira afirmou, ainda, que as pessoas que não foram atendidas no primeiro dia foram orientadas a voltar durante a semana. Nesses casos, o atendimento será encaixado na grade.
O horário de atendimento da UAI no Jardim Norte será das 8h às 17h, com distribuição de senhas durante todo o expediente. É preciso alertar, no entanto, que alguns serviços precisam ser agendados pelo site mg.gov.br, como requerimento de seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho e carteira de identidade, emissão de passaporte e serviço de assistência social relacionado à Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).
Conforme a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a mudança de endereço visa a facilitar o acesso à população, devido ao maior fluxo de transporte público na região, além de oferecer maior comodidade para a população das cidades vizinhas.
A UAI é um equipamento do Governo mineiro que reúne serviços de vários órgãos, como Polícia Civil, Sine-MG, Receita Federal, Cohab, Ministério do Trabalho e Polícia Federal. Entre os serviços oferecidos estão, ainda, emissão de CPF e intermediação de mão-de-obra para emprego formal, além de diversos serviços da Cemig e Detran. Também são ofertados serviços da Seplag e da Seap, como cadastro de visitas e credenciamento de visitantes para as unidades prisionais, atestado de antecedentes criminais e entrevista com o serviço social do órgão.