Você sabia? Anatel garante acesso de pessoas com deficiência


Por Tribuna

18/12/2016 às 07h00

O acesso de pessoas com deficiência aos serviços de telecomunicação no Brasil está garantido por regulamento criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e estabelecido em maio deste ano.

Dentre os direitos previstos estão a opção de receber o contrato de prestação de serviços, cobranças e outros documentos em braile, com fontes ampliadas ou outro formato acessível; atendimento especializado para pessoas com deficiência auditiva nas lojas prestadoras de serviço e a disponibilização de central de intermediação de comunicação (CIC) com vídeos e mensagens.

PUBLICIDADE

A CIC deve funcionar como uma central de atendimento com funcionários qualificados para fazer a intermediação entre consumidores com deficiência auditiva e demais usuários. As empresas do setor que ainda não oferecem acessibilidade terão até maio de 2017 para se adaptarem.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.