Cartilha informa prazo máximo para atendimento médico


Por Tribuna

18/12/2016 às 07h00

Planos de saúde devem respeitar regras da ANS

Os planos de saúde têm prazos para garantir o atendimento médico dos consumidores. Enquanto as situações de urgência e emergência devem ser atendidas de imediato, um exame de análises clínicas deve ser realizado em até três dias. Já uma sessão com psicólogo e fonoaudiólogo pode demorar até dez.

PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Saúde (ANS), órgão regulador e responsável pelas regras, lançou uma cartilha com as informações, disponível no site www.ans.gov.br. Os prazos valem após o período de carência e garantem atendimento feito por qualquer profissional do plano.

Caso o consumidor queira um profissional específico, deverá aguardar a disponibilidade da agenda do especialista. Em caso de descumprimento do prazo, o consumidor deve ligar para a operadora, anotar o protocolo e repassá-lo à ANS. O contato com a agência é feito pelo 0800 701 9656.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.