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Idec lança campanha ‘Cadê meu crédito?’

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O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou a campanha on-line “Cadê meu crédito?”, para alertar consumidores a respeito de cobrança indevida em telefonia móvel de Serviço de Valor Adicionado (SVA), que afeta tanto clientes de planos pré-pagos quanto de pós-pagos e controle, como sumiço de créditos em celulares e cobranças não identificadas na conta.

O Idec aponta que um dos grandes problemas é a falta de uma norma que reconheça os SVAs como um serviço de telefonia e que permita à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) regular essa indústria e punir operadoras que cometem irregularidades. Também destaca necessidade de maior conscientização das pessoas para ficarem mais atentas a esta manobra e buscarem o cancelamento.

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Dados levantados pelo instituto mostram que operadoras como a Vivo, a Tim e a Oi ganharam, em 2016, R$ 8,8 bilhões com SVAs. Em contrapartida, a Anatel registrou cerca de 380 mil reclamações sobre cobranças abusivas de SVAs.

Para denunciar casos, o Idec disponibilizou, em parceria com o Departamento Jurídico XI de Agosto da Universidade de São Paulo (USP), um formulário de coleta de informações no site www.cademeucredito.info. Ou, se preferir, a pessoa pode registrar queixa pelo e-mail cademeucredito@gmail.com ou via WhatsApp no número (11) 93925-7452.

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