Idec lança campanha ‘Cadê meu crédito?’


Por Tribuna

17/09/2017 às 06h30

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou a campanha on-line “Cadê meu crédito?”, para alertar consumidores a respeito de cobrança indevida em telefonia móvel de Serviço de Valor Adicionado (SVA), que afeta tanto clientes de planos pré-pagos quanto de pós-pagos e controle, como sumiço de créditos em celulares e cobranças não identificadas na conta.

O Idec aponta que um dos grandes problemas é a falta de uma norma que reconheça os SVAs como um serviço de telefonia e que permita à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) regular essa indústria e punir operadoras que cometem irregularidades. Também destaca necessidade de maior conscientização das pessoas para ficarem mais atentas a esta manobra e buscarem o cancelamento.

PUBLICIDADE

Dados levantados pelo instituto mostram que operadoras como a Vivo, a Tim e a Oi ganharam, em 2016, R$ 8,8 bilhões com SVAs. Em contrapartida, a Anatel registrou cerca de 380 mil reclamações sobre cobranças abusivas de SVAs.

Para denunciar casos, o Idec disponibilizou, em parceria com o Departamento Jurídico XI de Agosto da Universidade de São Paulo (USP), um formulário de coleta de informações no site www.cademeucredito.info. Ou, se preferir, a pessoa pode registrar queixa pelo e-mail cademeucredito@gmail.com ou via WhatsApp no número (11) 93925-7452.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.