Você sabia: O que fazer quando o boleto não chegar?


Por Tribuna

06/11/2016 às 07h00

Não é sempre, mas pode acontecer: a data de pagamento vencer e o boleto não chegar a tempo. Nestes casos, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) orienta o consumidor a identificar qual é a fonte do problema: o fornecedor ou os Correios. No caso de ser o fornecedor, vale entrar em contato para averiguar outras formas de pagamento, como emissão de segunda via do boleto pela internet, e ficar atento à data de sua emissão. Se a conta foi enviada poucos dias antes do vencimento, é sinal de que a culpa foi mesmo dele.

Neste tipo de caso, o consumidor não deve pagar juros e multa pelo atraso, pois, como o problema é com a empresa, a aplicação das penalidades, segundo o Código de Defesa do Consumidor, significaria exigir vantagem manifestamente excessiva. Mesmo se o prejuízo ocorrer, o Idec sugere o consumidor a comunicar o problema formalmente à empresa, enviando uma carta com aviso de recebimento (AR). Vale ainda solicitar outra via da fatura ou pagar o boleto vencido e depois pedir o ressarcimento dos juros e multa cobrados.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.