Serviços que não podem ser cobrados na hora de abrir uma conta bancária


Por Tribuna

03/12/2017 às 07h00

Na hora de abrir uma conta corrente ou poupança, o consumidor tem direito a serviços gratuitos, considerados essenciais, conforme a Resolução nº 3. 919, do Banco Central. É importante conhecê-los para exigir o cumprimento por parte das agências bancárias.

Cartão de débito, limite de até quatro saques, duas transferências e dois extratos mensais são alguns dos direitos assegurados àqueles que abrem uma conta corrente. Para quem optou pela poupança, estão garantidos o cartão com função movimentação e até dois saques, duas transferências e dois extratos mensais. As listas detalhadas dos pacotes de serviços bancários essenciais estão disponíveis no site www.bcb.gov.br. Para as transações que excederem o limite de gratuidades, o cliente tem a opção de pagar tarifas individuais para cada serviço excedente ou contratar um pacote com valor único por um conjunto de serviços.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.