Exposição homenageia 115 anos do nascimento de Pedro Nava

Acervo ficará exposto nesta terça e quarta-feira, a partir das 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes


Por Tribuna

26/06/2018 às 11h26

O escritor Pedro Nava (Foto: Arquivo/Tribuna de Minas)

O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) receberá, nesta terça (26) e quarta-feira (27), às 19h, uma mostra em homenagem aos 115 anos do nascimento do escritor e médico juiz-forano Pedro Nava, participante da geração modernista brasileira, ao lado de nomes como Tarsila do Amaral, Mario de Andrade e Oswald de Andrade. O evento foi idealizado pelo arquiteto e design Matheus Nava, sobrinho-neto de Pedro que possui um acervo de um dos maiores memorialistas da língua portuguesa.

O público poderá ter acesso a um áudio inédito, gravado em 1983, na faculdade de letras da UFMG, em Belo Horizonte, e vídeos de entrevistas de Pedro Nava e Vinícius de Moraes a Otto Lara Resende. Também serão expostas referências de Vinícius ao amigo Pedro Nava, produzidos pela Rede Globo nos anos de 1977 e 1983.

PUBLICIDADE

Os visitantes ainda poderão ver projeções de fotografias inéditas do apartamento do escritor no Rio de Janeiro, na Rua da Glória, que darão início ao segundo dia da mostra. Na sessão pipoca, será exibida uma entrevista de Pedro ao jornalista Roberto D’Ávila, em 1981, originalmente produzida para a TVE Sinted, além de projeções de desenhos, objetos e miscelâneas do escritor. Ao final das projeções, haverá um bate papo com Matheus Nava sobre as curiosidades da vida e obra do escritor memorialista.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.