Intervenções artísticas misturam dança e literatura no Centro de JF

Iniciativa faz parte do projeto “Dança da Escola no Calçadão”, realizado por professores e alunos da rede municipal de ensino


Por Pedro Capetti, Estagiário sob supervisão da editora Isabel Pequeno

26/04/2018 às 16h12- Atualizada 26/04/2018 às 19h05

A manifestação integrou as comemorações do Dia Internacional da Dança, comemorado neste domingo (Foto: Leonardo Costa)

Cerca de 280 alunos de dez escolas da rede municipal de Juiz de Fora se reuniram na manhã desta quinta-feira (26) para realizar diversas intervenções artísticas no Centro de Juiz de Fora. A iniciativa faz parte do projeto “Dança da Escola no Calçadão”, realizado desde 2012 com professores e alunos da disciplina de Dança, com a proposta interdisciplinar de unir literatura e dança. A manifestação integrou as comemorações do Dia Internacional da Dança, comemorado neste domingo (29).

Com o tema “Leitura em movimento”, estudantes se espalharam em vários pontos do Calçadão e da Praça Antônio Carlos para realizarem as apresentações, relacionadas às obras trabalhadas ao longo dos últimos meses pelos alunos. Autores como Carlos Drummond de Andrade, Semiramis Paterno e Monteiro Lobato foram alguns dos escritores lidos.

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Durante o percurso, alunos da Escola Municipal Doutor Antonino Lessa, do Bairro Santa Efigênia, chamavam a atenção da população que transitava pelo Centro. Com um caderno na mão, recitavam conjuntamente a página de um diário, que registrava o cotidiano que vivenciaram na quarta. A ideia surgiu do trabalho do livro infantil “Diário de um Banana”, de Jeff Kinney, e possibilitou não apenas a movimentação corporal dos alunos, mas o aprendizado de como se faz um diário. “Foi uma construção dos alunos. Eles aprenderam como escrever o diário e optaram por interpretar o que está acontecendo hoje aqui”, explica a professora de dança da escola, Elizabeth Scaldaferri.

Outro grupo a se apresentar foi formado por estudantes da Escola Municipal Professor Oswaldo Velloso, no Bairro Santa Luzia. Trabalhando o livro “Na minha pele”, do ator Lázaro Ramos, eles organizaram uma intervenção com diversos elementos da cultura negra. Para os estudante Thiago Aquino e Iago Nascimento, 11 anos, trabalhar conjuntamente elementos típicos e temas cotidianos, como racismo e preconceito, possibilitou conhecer uma outra realidade. “A professora mandou a gente fazer a pesquisa, e gostamos muito do Lázaro Ramos. É um livro que fala dos negros, do preconceito que existe. Gostamos bastante, nos faz pensar a sociedade em que vivemos”, apontaram.

Envolvimento

Surpresa com a empolgação de seus alunos na apresentação e coma explicação dada às pessoas que transitavam nas rua, a professora de Dança da Escola Municipal Professor Oswaldo Velloso, Alexa Costa de Freitas Alexandre, explicou que o processo de criação foi elaborado com sugestão dos estudantes, desde a sugestão do livro aos elementos artísticos, envolvendo outras disciplinas como Matemática e Português. “Trabalho esse projeto faz cinco anos com esses meninos, e é muito legal essa interdisciplinaridade do projeto. É notável o crescimento e interesse deles, principalmente no processo de criação e pesquisa”, afirma.

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Foto: Leonardo Costa

Impressionado com a diversidade de manifestações, Ubirajara Gentil, de 61 anos, elogiou a iniciativa de trazer para o centro da cidade um projeto desenvolvido nas escolas. “Eu nunca tinha visto isso, por isso parei para prestar atenção. Precisamos de projetos como esse para tentar tirar as pessoas do mundo das drogas e tentar dar uma educação melhor para elas”, ressalta.

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O Dança da Escola no Calçadão é realizado pela Supervisão de Projetos de Artes, Cultura e Cidadania do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação da Secretaria de Educação, em conjunto com professores de Dança e alunos de escolas da rede municipal de ensino.

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