Estação nerd: Terceira edição do Geek Pop acontece no Museu Ferroviário

Presença de cosplayers é uma das atrações do evento, que vai de sexta-feira (25) a domingo (27)


Por Júlio Black

25/05/2018 às 07h00

Clássico do cinema e da cultura nerd, o primeiro filme da franquia ‘Guerra nas Estrelas’ tem exibição nesta sexta (Foto: Natália Leopoldino)

A terceira edição do Geek Pop, evento para a turma da cultura nerd e fãs de anime em geral, tem início nesta sexta-feira (25), quando se comemora o Dia do Orgulho Nerd (também conhecido como Dia da Toalha), e prossegue até domingo (27) em um novo local. Depois de dois anos na Escola Cenecista Monteiro Lobato, no Manuel Honório, o evento — realizado pelo Grupo Hinotori e com apoio da Funalfa — acontece no Museu Ferroviário com uma série de atividades.

Nesta sexta, a partir das 18h, haverá a exibição do primeiro filme da franquia “Star Wars”, “Episódio IV – Uma nova esperança”, seguido por uma de roda de conversa com o pessoal do Conselho Jedi de Juiz de Fora. É o único evento com entrada gratuita, e os convites podem ser retirados no Espaço Excalibur, no São Mateus. Os dois outros filmes da primeira trilogia, “O império contra-ataca” e “O retorno de Jedi”, serão exibidos sábado e domingo, respectivamente.

PUBLICIDADE

No sábado e domingo, as atividades terão início ao meio-dia com diversas atrações acontecendo paralelamente. Dentre elas, estão os concursos de cosplay, K-Pop e Lolita; Quiz Games; card games e board games; RPG; Arena Medieval; espaço K-Pop e para o jogo “Just dance”; praça de alimentação; mesa redonda com youtubers e blogueiros; estande de vendas de produtos ligados à cultura pop; campeonatos de videogame; gincana; e exposição de jogos, livros, posters, filmes e objetos de colecionadores de “Star Wars” e “Harry Potter”.

Além das atrações da cultura pop, quem for ao Geek Pop poderá conferir o acervo do Museu Ferroviário, que conta com cerca de 300 peças e estará aberto para visitas guiadas durante o evento. Como explica um dos organizadores do Geek Pop, Mário Guedes, a mudança de local visa a atender uma necessidade em comum. “Nosso foco é ser um evento cultural e família, justamente a proposta do museu também”, diz Mário, acrescentando que o convite para ocupar um novo espaço foi feito por parte da direção do museu.

Diretor do Museu Ferroviário, Luiz Fernando Priamo diz que já existia essa vontade de ter uma atração como o Geek Pop no espaço cultural. “Não só combina muito, por uma questão de temática, mas também porque queria levar para o museu essa faixa etária que costuma comparecer ao Geek Pop”, explica. “Daremos infraestrutura e vamos abrir o acervo durante o evento. É muito importante ter o Geek Pop lá para diversificar o público, é o tipo de evento que queremos ter mais e que pode contribuir demais para a movimentação do local.”

Evento terá exibição do acervo de colecionadores (Foto: Natália Leopoldino)

Fora dos nichos
Ao escolher o fim de semana em que é comemorado o Dia da Toalha, Mário enfatiza que essa é uma forma de celebrar — ainda mais com uma enxurrada de “Star Wars” — a consolidação da cultura nerd na sociedade contemporânea. “Temos inúmeros eventos no Brasil que exploram o tema de maneira brilhante, e isso é fruto do trabalho que os eventos ‘old school’ fizeram. Trabalho com isso há 12 anos, e no começo era tudo muito difícil. Hoje a cultura nerd já faz parte do cotidiano, existe um nicho de mercado que permite que todos que queiram tenham acesso. Comemorar o Dia da Tolha é uma forma de comemorar o êxito de transformar uma cultura que até meados dos anos 90 ainda era meio difamada para uma cultura que hoje é adorada.”

GEEK POP
Sexta-feira (25), às 18h; sábado (26) e domingo (27), ao meio-dia, no Museu Ferroviário

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.