Homenagem do vizinho


Por JÚLIA PESSÔA

24/05/2015 às 06h00

Com a modernidade, a internet e a conexão eletrônica das pessoas, pode ser que parte da noção de vizinhança tenha se perdido. No entanto, é reconfortante saber que inspiramos sentimentos de gratidão e empatia com quem vive a nosso lado. Pode ser a clássica xícara de açúcar emprestada, pode ser o portão aberto no dia em que esquecemos a chave, não importa, um ato de gentileza qualquer que mostre o acolhimento no entorno de nossas casas.

No caso de Juiz de Fora, uma homenagem prestada pela vizinha Petrópolis (RJ), a 120km daqui, certamente demonstra este apreço. No próximo fim de semana, em que o aniversário da mineirinha é comemorado (dia 31), o hotel Solar Cedro da Fazenda servirá um cardápio comemorativo em menção à data. “A culinária mineira é muito diversificada, mas tem um toque caseiro. São pratos simples, preparados com ingredientes frescos e dedicação, amor”, diz a chef Maurília Xavier, que assina os pratos com Evandro Siqueira.

PUBLICIDADE

A receita deste domingo, suflê de brócolis com camarão, traz essa descomplicação, e é uma das opções de entrada do menu. Pode ser feita com ingredientes do cotidiano e adaptada de acordo com a disponibilidade de sua geladeira. “O brócolis, por exemplo, pode ser substituído por espinafre, cenoura, aspargos frescos, alho-poró e vários outros ingredientes. O recheio pode ser feito com bacalhau desfiado, pato ou qualquer outra proteína”, observa Maurília. “Optamos pelo camarão por ser conhecido como um ingrediente gourmet, que deixa o prato mais sofisticado, como merece a ocasião”, justifica ela.

O suflê também pode ser servido como acompanhamento de outros pratos. Além dele, também integram o cardápio pratos que têm uma pegada mais mineira, como a galinhada e o lombo assado. Para a sobremesa, doces de fazenda servidos – obviamente – com queijo minas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.