Parangolé dá lição na praça com homenagem aos professores

Bloco desfila hoje embalado pelo frevo-enredo ‘A vida é uma escola’ e faz show de ritmos brasileiros com oficineiros


Por Roberta Heluey /Estagiária sob supervisão da editora Isabel Pequeno

24/02/2019 às 04h40

Parangolé, após muitos ensaios, anima os foliões da Praça do Riachuelo à Praça Antônio Carlos (Foto: Guilherme Ovídio/ TM HappyHour)

Domingo é dia de um dos mais conhecidos blocos da cidade sair às ruas envolvendo todos na folia: é dia de Parangolé Valvulado. O grupo, que todos os anos homenageia alguém, resolveu fazer dos professores o grande destaque do desfile. Angelo Goulart, um dos organizadores do bloco, explica a escolha da homenagem: “O tema do frevo enredo de 2019 é ‘A vida é uma escola’. Os professores são uma classe que deve ser muito reconhecida, pois sem eles nós não somos nada”.

O Parangolé Valvulado é composto por 40 integrantes que comandam instrumentos como bateria, contrabaixo, guitarras, além dos cantores. “Os foliões vão poder conferir o trabalho desenvolvido pelo pessoal que faz oficina com a gente, que é de percussão de ritmos brasileiros. E teremos também a participação do Macauã, que existe há 28 anos e é um grupo de estudo e divulgação da cultura popular brasileira em suas várias formas, com maior ênfase para as danças brasileiras.”

PUBLICIDADE

Boneco gigante

Angelo Goulart comanda o bloco

Por ser um bloco de frevo, o desfile terá o tradicional homem da meia-noite, figura famosa no frevo de Recife, conhecido pelo boneco gigante. “Nossa apresentação com os oficineiros será de ritmos brasileiros, já que exploramos, além do frevo, o maracatu, samba, ijexá, samba reggae, baião…e isso é muito rico.”
A concentração está marcada a partir das 13h no Largo do Riachuelo, em frente ao Santa Cruz Shopping. Em seguida, os integrantes e foliões irão em cortejo, cantando o enredo até a descida na Avenida Getúlio Vargas, com destino final na Praça Antônio Carlos. Outros eventos do Parangolé já estão marcados, como a ressaca do bloco, já marcado para o dia 16 de março.

As oficinas oferecidas pelo grupo acontecem ao longo do ano, normalmente com duração de três meses para cada módulo, que também são três. Dessas oficinas, o grupo se ramifica em equipes de estudos e apresentação de oficineiros.

Tópicos: carnaval 2019

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.