Sarau promove debates científicos dentro do bar

Chope com Ciência JF promete levar conhecimento acompanhado de petiscos e cerveja


Por Matheus Policarpo

21/08/2017 às 13h26- Atualizada 21/08/2017 às 16h13

por Matheus Policarpo, estudante colaborador, sob supervisão do editor Wendell Guiducci

Nesta terça-feira ( 22), a Fábrica de Cultura Arteria abre as portas para a primeira edição do Chope com Ciência JF, evento no qual interessados na pesquisa científica de forma geral se reúnem para discutir assuntos diversos enquanto aquela cerveja gelada e os petiscos chegam à mesa. A proposta, inspirada no Festival Internacional Pint of Science, é configurar um sarau científico para estimular a interação entre os pesquisadores e propagar conhecimento para a comunidade através de palestras sobre temas variados e de interesse público.

Durante 25 minutos, o convidado irá apresentar um assunto, e pela próxima hora e meia, o debate estará aberto ao público. A ideia chegou a Juiz de Fora através dos professores Lucas Miranda e Gabriel Garcia, que tiveram como referência o Chope com Ciência de Campinas. “É como uma espécie de retorno. Queremos acessibilizar o conhecimento científico, que é algo por natureza inacessível a parte da população, e que é inclusive quem mais financia esse tipo de empreendimento. Esperamos criar um ambiente favorável à troca de ideias e apreensão de conhecimento”, conta Lucas, um dos organizadores do Chope com Ciência JF.

PUBLICIDADE

Nesta edição, o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e psiquiatra Alexander Moreira Almeida, premiado no Top Ten Cited como o artigo mais citado da história da “Revista Brasileira de Psiquiatria”, apresenta o tema “Saúde e religiosidade: o que as pesquisas indicam?”. Durante a conversa, Alexander irá analisar como o ambiente científico trata relações entre ciência e religião. “Muitas vezes essa temática tem uma visão muito estereotipada, de conflito, oposição e desentendimento. É claro que existe, mas não reflete o que se discute no Brasil e no mundo. Esperamos que as pessoas vejam o que tem sido estudado e realizado na ciência”, explica o professor.

 

O psiquiatra Alexander Moreira Almeida apresenta o tema “Saúde e religiosidade: o que as pesquisas indicam?” (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Realizado quinzenalmente, o Chope com Ciência JF já tem mais edições programadas. A próxima, em setembro, terá como convidado o Fábio Prezoto, e o tema será “Fatos e boatos sobre dengue, zika e chicungunya”. De acordo com Lucas, o próximo passo é fazer campanhas para que as pessoas sugiram outros tópicos.“Temos tentado ir atrás de temas que sejam relevantes, mas nada melhor que o próprio público para dizer o que quer discutir. Nossa ideia é levar assuntos que as pessoas tenham dúvidas e queiram saber como a ciência se posiciona.” O evento acontece das 19h às 22h, no Arteria, localizado na Rua Oswaldo Aranha 535, Bairro São Mateus.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.