Divulgada programação do 28º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

Festival que é tradicional na cidade, começa dia 23 de julho e encerra dia 30


Por Tribuna

18/07/2017 às 08h15

A programação do 28º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, foi divulgada nesta segunda-feira (17). O evento realizado pela Pró-reitoria de Cultura e Centro Cultural Pró-Música da UFJF acontece entre os dias 23 e 30 de julho. Todas as atrações são gratuitas. O público poderá conferir além dos concertos de músicos de expressão nacional e internacional, oficinas, palestras, lançamento de CD e audições de alunos. A abertura será no dia 23, no Cine-Theatro Central, com o concerto de música medieval do grupo Atempo.

Nesta edição, o festival homenageia os 450 anos de nascimento do compositor italiano Claudio Monteverdi com a montagem da ópera Il Ballo delle Ingrate [O Baile das Ingratas]. Outro destaque da programação é a apresentação de teatro de marionetes O Organista, do grupo Navegante, da cidade de Ouro Preto. As duas apresentações acontecem no Cine-Theatro Central.

PUBLICIDADE

Com cantores solistas como a mezzo-soprano espanhola Nerea Berraondo, belos cenários e figurinos, a ópera com direção artística da soprano brasileira Rosana Orsini está sendo montada especialmente para o Festival juiz-forano e vai encerrar o evento no dia 30 de julho.

No dia 24, a Igreja do Rosário recebe o concerto de cravo de Marco Brescia, que será dedicado à obra dedicado à obra para instrumentos de tecla do compositor e teórico espanhol Antonio Soler. O Quarteto BH Trompas é a atração na Igreja São Sebastião, no dia 25, terça-feira. Já o tradicional Quinteto Villa-Lobos se apresenta no dia 26, no Central, com composições de Heitor Villa-Lobos, Mozart Camargo Guarnieri e Edmundo Villani-Cortes. Também no Central, no dia 27, o Festival abre espaço para o canto coral, focado em compositores dos séculos XX e XXI, e homenageia José Maurício Nunes Garcia, pelos 250 anos de nascimento. No dia 29, o concerto é do flautista David Castelo.

Todos os concertos noturnos serão precedidos de palestras, ministradas pelo professor Rodolfo Valverde. A atividade começa às 19 horas, nos mesmos locais das apresentações. A programação completa está disponível no site do festival 

 

 

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.