Museu Mariano Procópio é patrimônio cultural do Brasil
O conjunto arquitetônico do Museu Mariano Procópio agora é patrimônio cultural do país. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, em reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além do valor arquitetônico dos imóveis, com seu estilo eclético, decoração, mobiliário, e acervo, a importante paisagem secular motivou a apresentação da proposta.
Com a decisão, o bem fundado por Alfredo Ferreira Lage se torna o terceiro de Juiz de Fora a ser reconhecido na esfera federal. Também são tombados pelo Iphan o Cine-Theatro Central e o Marco do Centenário. De acordo com o diretor-superintendente do Museu, Douglas Fasolato, o tombamento possibilita vários benefícios de ordem política, administrativa e cultural. O museu foi doado para Juiz de Fora em 1936, e, em 1939, toda a coleção foi reconhecida pelo Iphan. Já o parque e as edificações foram tombadas pelo município em 1983.
Primavera
Dentro da nona edição da Primavera dos Museus, a instituição juiz-forana abriga a oficina temática “Venha fazer parte desta tribo”, programada para o dia 19 de setembro, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h. O evento, com vagas limitadas, é voltado para crianças entre 7 e 10 anos. As inscrições devem ser realizadas por meio do telefone 3690-2027. A Primavera dos Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), realizada com o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus do país.