Uma iguaria portuguesa, com certeza!


Por Júlia Pessôa

11/11/2016 às 07h00- Atualizada 11/11/2016 às 08h11

Armazém do Porto

Foto: divulgação

Especializado em peixes e frutos do mar, o Armazém do Porto é uma grande sacada de restaurante/bar integrado a uma peixaria, por isso os proprietários têm confiança total da procedência dos produtos. A casa oferece diferentes opções com bacalhau, como o principal “à moda da casa”, que leva brócolis, azeitonas, batatas, pimentões, ovos e bastante alho; e preparos clássicos do ingrediente: ao forno, ao molho branco e à Lagareiro. Prove as iscas empanadinhas do peixe como entrada ou petisco, acompanhadas dos bons vinhos ou cervejas da casa e servidos com tapenade (espécie de pastinha) de azeitonas pretas.

PUBLICIDADE

Rua Dr. Paulo Frontin 169 – Centro
3211-2336

Bar du Léo

Foto: Reprodução/Foursquare
O bolinho de bacalhau é um clássico, daqueles de levar os amigos de fora em visita a JF para provar. Em porções com unidades pequenas, os bolinhos têm crosta dourada e crocante e recheio macio e bem temperadinho com ervas que realçam o sabor do pescado. Cai bem com o visu informal do agradável boteco como brinde. Chegue cedo, porque as mesas são ocupadas assim que o bar abre nos fins de semana, lá pelas 10h.(Ah, tem pastel de bacalhau também!)

Rua Uruguaiana 72 – Jardim Gloria
3215-9112

Bar do Português

Foto: divulgação
Bacalhau aqui é o que não falta. Administrado por descendentes de portugueses, o restaurante traz o peixe em suas mais diversas versões clássicas como o bolinho, à Gomes de Sá, à Brás e grelhado com batatas ao murro, além de trazer criações exclusivas da casa, como a fritada de bacalhau. A dica é provar o bacalhau assado na churrasqueira, com batatinhas, arroz branco e feijão fradinho. A receita é de família, uma alternativa mais saudável a outros preparos do bacalhau, que normalmente levam muito azeite.

R. Nossa Senhora do Líbano 475 -Grajaú
3084-3715

Tasca Le Portuga

Foto: divulgação
Como boa tasca autenticamente portuguesa, a Le Portuga traz no cardápio o bolinho à Lagareiro, entre outras opções. A casa abusa da criatividade ao trabalhar com o bacalhau, misturando uma pegada tradicional com ares contemporâneos, das entradas aos principais. Uma das criações da chef Patrícia Nery é o pastel aberto de bacalhau, no forno com queijo gratinado, especiarias, azeitonas, servido em massa crocante e sequinha. Inesquecível.

O conteúdo continua após o anúncio

Rua Maceió 429 – Parque Jardim da Serra
98852-0585

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.