Mais de 500 vacinas são perdidas devido a falta de energia em UBS

Segundo a Secretaria de Saúde, problema pode ter sido causado por vândalos ou pela chuva


Por Tribuna

31/10/2017 às 10h58

A falta de energia elétrica levou à perda de 553 vacinas, na segunda-feira (30), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Dom Bosco, na Cidade Alta, em Juiz de Fora. De acordo com informações do boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, a suspeita é de que vândalos não identificados tenham desligado propositalmente o padrão de energia da Cemig. O problema foi constatado quando uma enfermeira de 35 anos chegou para trabalhar no posto, situado na Rua João Manata. Ao perceber a falta de luz, ela verificou que a caixa de controle, que não possui cadeado, havia sido aberta. Como as vacinas ficaram a noite toda sem refrigeração, acabaram estragando.

Em nota, a Secretaria de Saúde (SS) confirmou que, quando a equipe da UBS do Dom Bosco chegou para trabalhar nesta segunda, verificou a falta de energia no prédio e problema na caixa de luz. “A SS está apurando as causas do problema, que pode ter sido provocado por vândalos ou pela chuva. Devido à falta de luz, foram perdidas 553 vacinas de HPV, DTP, DTPa, hepatite A e B, febre amarela, meningite C, tríplice viral, varicela e rota vírus. A SS já está regularizando a situação, e a expectativa é de que na segunda-feira (6) a situação esteja normalizada.”

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.