Mais de 30 mil pessoas devem visitar os dois maiores cemitérios de JF

No Municipal e no Parque da Saudade haverá várias celebrações no dia 2 de novembro


Por Renan Ribeiro

31/10/2017 às 16h29- Atualizada 31/10/2017 às 20h36

Foto: Olavo Prazeres

 

As irmãs Ana Werpel e Maristela Werpel aproveitaram a calmaria e o silêncio da última segunda-feira (30) para visitar o túmulo do pai delas, Sebastião Werpel, no Cemitério Municipal. Desde que o pai faleceu, há 22 anos, as duas se adiantam à programação de Finados. “No dia há muita gente, um tumulto muito grande. Sempre nos antecipamos para fazer nossa visita com silêncio, calma e tranquilidade”, diz Maristela. A visita se tornou uma tradição entre as duas.

PUBLICIDADE

Além de antecipar a visita, elas já deixam o túmulo do pai preparado, limpam e arrumam tudo para a data de Finados. Ao contrário das duas irmãs, a maioria das pessoas deve deixar para visitar os cemitérios nesta quarta-feira (1º) e na quinta-feira (2). No Cemitério Municipal, o maior da cidade, são esperadas entre 15 mil e 20 mil pessoas, número que sofre alteração de acordo com a ocorrência de chuvas, entre outros fatores, de acordo com os funcionários. Nos dois dias, o cemitério funciona entre 6h e 18h.

Há programação composta por cinco missas (às 8h, 10h, 13h, 15h e 17h). Haverá uma central de informações instalada na capela 5. Novos banheiros totalmente adaptados foram construídos e já atendem aos visitantes. Os outros dois banheiros foram reformados. A capela 6 passa por reforma e a capela 7 deve ser inaugurada depois do feriado. Também haverá distribuição de garrafas de água à população pelos fiéis da Igreja Adventista. A Prefeitura registrou 27 ambulantes que devem atender aos visitantes, e a cantina também funciona durante o feriado. O Cemitério Municipal recebeu um mutirão de limpeza na última sexta-feira (27). Com o apoio de uma equipe do Demlurb, foram executados serviços de capina e roçado em 114 mil metros quadrados de área do cemitério.

No Parque da Saudade são esperadas cerca de 15 mil pessoas durante todo o dia. Haverá missa em dois horários: às 10h e às 15h. Na primeira, a celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano dom Gil Antônio Moreira e haverá participação do Coral Benedictus. Já a missa das 15h será presidida pelo monsenhor Miguel Falabella de Castro. A segurança será feita por funcionários do próprio cemitério e por policiais militares, que também devem garantir reforço na organização do tráfego no entorno. As visitas podem ser feitas das 7h às 18h.

Funcionamento dos Cemitérios:

Nossa Senhora da Glória – Morro da Glória
Funciona das 7h30 às 18h
Missa às 10h

São Pedro – Bairro São Pedro
Funciona das 7h às 18h
Missas às 7h e 9h30

Nossa Senhora das Dores – Bairro Grama
Funciona das 8h às 18h
Missa às 9h30

São Francisco de Assis – Bairro Caeté
Funciona das 7h às 17h
Missa às 8h

O conteúdo continua após o anúncio

Cemitério do bairro Barreira do Triunfo – funcionará das 7h às 17h.

Cemitério São Lázaro, no distrito de Torreões  – aberto o dia todo

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.