Temperaturas voltam a subir esta semana em JF

Previsão é de máxima superior a 30 graus até sexta-feira; setembro atípico teve picos de frio e calor


Por Eduardo Valente

30/09/2019 às 12h00- Atualizada 30/09/2019 às 19h21

Os termômetros deverão registrar elevação ao longo desta semana em Juiz de Fora e toda a Zona da Mata, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Após a instabilidade atmosférica, resultado do fluxo de umidade oceânica que atingiu o continente no fim de semana, a tendência é de céu mais claro nos próximos dias. Nesta terça-feira (1º), a temperatura máxima na cidade poderá chegar a 26 graus e, na quarta (2), a 27. Até sexta (4), é esperado que os termômetros voltem a registrar mais de 30 graus no período da tarde. Não há previsão de chuvas para os próximos dias na cidade, mas precipitações fracas, no fim da tarde, não estão descartadas.

Se a máxima pode chegar a 26 graus, a mínima, nesta terça, deve permanecer entre 14 e 16 graus, a exemplo de segunda (30). A tendência é de estabilidade na maioria das regiões de Minas Gerais, já que a massa de ar continental seca ganha força sobre a região central do Brasil. Em outros municípios da Zona da Mata, por sua vez, a máxima pode chegar a 31 graus e, a mínima, a 13 graus.

PUBLICIDADE

Nesta segunda, em Juiz de Fora, o céu permaneceu parcialmente nublado. Ao passo que a máxima chegou a 24,3 graus, a mínima registrada, ainda no início da manhã, foi de 14,6 graus. Embora houvesse possibilidade de chuvas fracas, em áreas isoladas, ao longo do dia, não foram registradas precipitações.

Setembro atípico

Encerrado nesta segunda, setembro foi marcado pela atipicidade e por picos de calor e frio. A temperatura máxima, por exemplo, chegou a 34,7 graus no dia 12, a maior do ano e o recorde para um mês de setembro em todo o ciclo histórico do Inmet no município, que leva em consideração registros desde a década de 1960. No mesmo mês, a cidade teve a menor temperatura máxima dos últimos seis anos em Juiz de Fora, com 13,6 graus no último dia 25.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.