Mutirão auxilia 60 pacientes com tumores de pele


Por Tribuna

30/09/2014 às 10h21

Até amanhã, quarta-feira (1), o mutirão de cirurgia plástica do Hospital Universitário (HU) Dom Bosco da UFJF beneficiará 60 pessoas com tumores de pele. Nessa segunda-feira (29) foram contemplados 21 pacientes, hoje estão agendados mais 21, e amanhã, 18.

A ação é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. De acordo com a assessoria do HU, foi realizado um pré-agendamento levando em consideração os pacientes que estavam na fila de espera do SUS. Os assistidos passaram por uma consulta de avaliação no mês de setembro, e após as cirurgias, os pacientes terão acompanhamento médico.

PUBLICIDADE

O cirurgião plástico Marilho Tadeu Dornelas, que faz parte da equipe do HU, explica que a principal causa dos tumores de pele é a exposição excessiva ao sol sem o uso do protetor solar. Além disso, algumas verrugas, pintas ou manchas benignas que a pessoa tenha podem se tornar malignas. Marilho ainda explica que os procedimentos variam para cada tipo de tumor. Apenas uma cirurgia pode curar a doença, contudo, em alguns casos, é necessário fazer radioterapia ou a quimioterapia.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.