Laboratório de energia renovável é inaugurado no Campus da UFJF

Com equipamentos didáticos, o local beneficia cinco disciplinas da graduação


Por Tribuna

28/08/2017 às 16h45

(Foto: divulgação)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inaugurou um laboratório de energia renovável destinado ao estudo e aprimoramento dos estudantes. O local disponibiliza materiais como kits didáticos e equipamentos experimentais de geração de energia solar, eólica e biomassa. O laboratório foi inaugurado na sexta-feira (25), e é vinculado ao curso de Engenharia Elétrica da UFJF.

Cinco disciplinas da graduação são diretamente atendidas e beneficiadas por sua estrutura: a de eficiência energética, a de geração eólica, a de geração fotovoltaica, a de aproveitamento energético de biomossa e a de fontes primárias e alternativas de energia.

PUBLICIDADE

São consideradas energias renováveis aquelas provenientes de recursos que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva e marés. Um dos desafios para sua maior adesão é unir, de forma harmônica, seus pontos positivos, não apenas na questão energética, mas também social, econômica e ambiental. Atualmente, o uso de combustíveis fósseis, como o petróleo, é a prática predominante em todo o mundo. Seu produto, no entanto, não é inesgotável e causa um impacto significante no meio ambiente.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.