Semana de Conscientização do Autismo inicia atividades nesta segunda
Começou, nesta segunda-feira (28), a programação especial da Semana da Conscientização do Autismo, promovida em Juiz de Fora pela Associação de Pais e Amigos do Autista (Apaajf). Todos os eventos serão gratuitos e abertos ao público. As atividades têm o apoio do projeto “Bem Comum”, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social (SCS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). De acordo com Fabíola Torres, presidente da associação, a intenção é mobilizar a sociedade em torno na inclusão dos autistas e também possibilitar o diagnóstico precoce. O evento ocorre em menção ao dia 2 de abril, escolhido pela ONU como Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
“Temos, mais do que nunca, que incluir essas pessoas na sociedade em todos os espaços: na escola, no lazer, na cultura, e socialmente. E conscientizando a população sobre questões comportamentais relacionadas ao autismo e os primeiros sintomas dele, ajudamos a acelerar o diagnóstico, o que permite um tratamento mais precoce e uma vida com muito menos limitações”, conta a advogada, que se envolveu com a causa a partir de dificuldades que ela própria enfrenta sendo mãe de dois autistas. “Problemas como a falta de profissionais qualificados em diversos setores, de políticas públicas e de inclusão em geral, fizeram com que eu e outros pais e mães de autistas nos uníssemos e fundássemos a associação em outubro do ano passado, com o desejo de que ela se torne um centro de tratamento, de referência e de acolhimento para as famílias que têm pessoas com autismo”, explica ela. A associação pode ser contatada pelo Facebook (www.facebook.com/Apaajf/) ou WhatsApp (98869-6263).
Programação variada
A partir desta semana, o Morro do Cristo, uma das principais referências da cidade, terá iluminação azul, buscando dar visibilidade ao evento e reforçar a conscientização da população. A iniciativa foi viabilizada por meio de parceria entre a Secretaria de Comunicação Social (SCS) da Prefeitura e o programa “Pró-Energia”, da Diretoria de Energia e Eletrificação da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav). O novo visual do Cristo permanecerá até 3 de abril.
Também a partir desta segunda, uma equipe distribuirá cartilhas com informações sobre o autismo, além de fitinhas e balões. A atividade será realizada em um estande no calçadão da Rua Halfeld, em frente ao Banco do Brasil, das 8h às 16 horas, e será repetida nos dias 30 de março e 1 de abril. Uma pesquisa relacionada ao “Autismo e Inclusão” também será realizada junto à população. “Queremos, com isso, coletar dados para a realização de uma audiência pública em prol de políticas públicas voltadas para pessoas com autismo”, explica Fabíola, presidente da Apaajf.
Na terça-feira (29), será realizada a abertura da exposição “Sob o Olhar do Autista”, às 19h, no Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. A mostra exibirá desenhos feitos pelos assistidos pela APAAJF. No mesmo dia haverá um bate-papo com Fabíola Torres, presidente da associação, sobre o tema “O que é o Autismo”. A exposição será aberta para alunos e visitantes e ficará em cartaz até 2 de abril.
Na quarta-feira (30), às 19h, na Igreja Santa Rita, no Bairro Bonfim, será celebrada uma missa em ação de graças, dedicada às famílias e aos autistas. Já na quinta (31), a partir das 18h30, haverá mesa redonda com profissionais atuantes, sobre “Autismo e Inclusão”, no auditório da Vigilância em Saúde (Avenida dos Andradas 523, Morro da Glória). Dentre os especialistas participantes estão um terapeuta ocupacional, uma psicóloga e uma psiquiatra infantil. A previsão é de que o evento tenha um tom interativo, por isso o público presente poderá fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o autismo.
No sábado (2), um “Piquenique da inclusão” será realizado às 15h no parque do Museu Mariano Procópio com atrações de música e teatro providenciadas pela Funalfa. A semana será encerrada no domingo (3), na UFJF, com distribuição de panfletos, fitinhas, balões e copinhos de água, além de atividades de esporte e lazer, realizadas sob orientação de um grupo de terapeutas e professores voluntários. Para dar suporte ao evento, das 8h às 13h, uma equipe estará concentrada com um estande no largo em frente a reitoria.
Capsi Gentileza também tem programação especial
Também em menção ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, o Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Juventude (Capsi/Gentileza), terá o apoio do projeto “Bem Comum”, para outros eventos gratuitos realizados no dia 31. Entre as atividades previstas está a 2ª Caminhada de Conscientização do Autismo, que reunirá os usuários dos serviços psiquiátricos do SUS, familiares e pacientes em tratamento nas demais unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
A concentração está marcada para as 8h30 na Praça do Bairro Bom Pastor. De lá, os participantes caminharão pelo entorno da praça e seguirão pelas ruas do bairro até o salão paroquial da igreja do bairro. Às 9h30, após a conclusão do percurso, haverá uma mesa redonda, onde serão abordadas as principais questões relativas ao tema. A discussão terá a participação da psiquiatra da infância e adolescência, Márcia Favero; a professora do curso de psicologia do Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora e chefe do departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde (SS), Andréia Stenner; e a psicóloga Martha Loures. O evento será aberto à participação do público para perguntas.