Serviço de diabetes será transferido


Por Tribuna

27/11/2014 às 20h08

[Relaciondas_post]Na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada na quarta-feira (26), foi discutida a transferência dos pacientes atendidos no Serviço de Controle de Hipertensos, Diabéticos e Obesos (Schdo), que funciona no PAM-Marechal, para o Centro de Atenção Secundária em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (Hiperdia), localizado no São Pedro, na Cidade Alta. Todos os conselheiros votaram a favor da manutenção do serviço no PAM. No entanto, o secretário de Saúde, José Laerte Barbosa, enfatizou que o atendimento será mesmo suspenso no local.

De acordo com presidente do Sindicato dos Médicos, Gilson Salomão, que participou da reunião, o secretário era o único contrário à manutenção do Schdo. “O conselho irá redigir essa plenária e enviar para homologação do secretário. Caso ele não assine, enviaremos para o Ministério Público.”

PUBLICIDADE

O secretário reafirmou à Tribuna que o serviço será transferido. “Não é de competência do conselho discutir a transferência. É uma decisão da gestão.” Para José Laerte, a mudança trará benefícios à população. “Nós estamos com um serviço duplicado. O Hiperdia é do Estado, assim o Município não gasta. Também existe uma recomendação do Corpo de Bombeiros para que retiremos os serviços assistenciais do PAM-Marechal. Além disso, o Hiperdia tem uma capacidade muito maior que o Schdo, o que acarretará na expansão do serviço.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.