Primeira capela dedicada a Santo Antônio será reinaugurada

Capela erguida no século XVIII e em torno da qual cidade cresceu passou por ampliação e reforma e será reaberta neste sábado


Por Marcio Santos

26/10/2017 às 19h10- Atualizada 27/10/2017 às 11h17

Foi construída uma torre de 13 metros, que irá abrigar o sino e uma pequena Capela (Foto: Olavo Prazeres)

A primeira capela dedicada a Santo Antônio em Juiz de Fora passou por ampla reforma, que durou nove meses, e a obra será inaugurada neste sábado (28). A nova Matriz Santo Antônio do Paraibuna está situada no bairro homônimo e está no mesmo local onde foi erguida a primeira capela dedicada ao padroeiro da cidade, no século XVIII e, em torno da qual, o então povoado cresceu e foi elevado ao posto de município de Juiz de Fora.
A missa de inauguração e bênção do espaço está marcada para as 19h30 de sábado e será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, sendo concelebrada por diversos padres da arquidiocese. Na ocasião, cerca de 60 jovens e adultos da paróquia receberão o sacramento da Crisma.

Dividida em três fases, a obra teve o valor aproximado de R$ 270 mil, dinheiro arrecadado junto à comunidade paroquial através de carnês, venda de rifas e pastéis, segundo o administrador paroquial, padre Sérgio Renato de Souza.

PUBLICIDADE

(vídeo da capela)

Há três anos à frente da paróquia, o padre explica ainda que a estrutura e o visual do templo mudaram completamente, pois antes não tinha uma referência de igreja. Agora, foi construída uma torre de 13 metros, que irá abrigar o sino e uma pequena Capela da Misericórdia, onde haverá atendimento de confissões. O projeto incluiu a ampliação de nove metros do espaço, a colocação de novo telhado e de portas de vidro nas laterais, a mudança do piso e também a construção de uma rampa para pessoas com deficiência.

“É uma alegria fazer parte da reforma desta igreja, que representa tanto para a cidade. Aqui nasceu a primeira igreja de Santo Antônio e onde começou Juiz de Fora. Para os mais jovens será a oportunidade de conheceram mais sobre a história da comunidade e do município”, acredita.
Para padre Sérgio Renato de Souza, com a reforma, o interesse da comunidade pelo local irá aumentar. A igreja foi elevada a paróquia apenas em 2011, pois antes pertencia à Paróquia Mãe de Deus do Bairro de Lourdes.

No entanto, a preocupação do padre é em relação ao intenso tráfico de veículos na Rua Francisco Cerqueira Cruzeiro, já que o templo fica numa curva da via. “Gostaríamos que houvesse um redutor de velocidade próximo à igreja, pois, com o movimento de veículos, tememos que a comunidade corra riscos”. A Matriz Santo Antônio do Paraibuna fica na Rua Francisco Cerqueira Cruzeiro 770 , no Bairro Santo Antônio.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.