Matrículas acontecem nos dias 2 e 3 de fevereiro na UFJF


Por Kelly Diniz

26/01/2015 às 15h47- Atualizada 26/01/2015 às 19h12

Atualizada às 19h12

Os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) precisam ficar atentos aos dias e horários para as matrículas nas instituições de ensino. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (26) no site do Sisu. Na UFJF, as matrículas serão realizadas nos dias 2 e 3 de fevereiro, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Os horários variam de acordo com os cursos (ver quadro abaixo).

PUBLICIDADE

Para garantir a vaga, é necessário levar documentação específica de cada grupo de acesso. A documentação exigida pode ser consultada na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

Quem não foi aprovado na chamada única tem até o dia 6 de fevereiro para se inscrever na lista de espera do Sisu. A participação na lista de espera somente pode ser cadastrada para a primeira opção escolhida pelo aluno. Os candidatos desta lista serão convocados pelas instituições a partir do dia 11 de fevereiro.

 

Prouni

Quem não conseguiu garantir vaga nas instituições públicas de ensino, pode concorrer a bolsa integral ou parcial nas faculdades particulares, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições começaram nesta segunda e vão até a próxima quinta-feira. O sistema de seleção é bem semelhante ao Sisu e também utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis.

Podem participar estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública ou na condição de bolsistas integrais na rede particular. Para ser aceito no programa, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

 

Fies

O conteúdo continua após o anúncio

Já os estudantes da rede particular de ensino superior podem se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que concede financiamento a alunos regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC).
O estudante pode solicitar o financiamento em qualquer época do ano. Ele somente começará a pagar o saldo devedor 18 meses após conclusão do curso.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.