ONG faz recontagem de bicicletas no Centro
Atualizada em 24/09 às 08h56
Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, a ONG Mobilicidade JF realizou ontem a recontagem de bicicletas que circularam pelo cruzamento formado entre as avenidas Barão do Rio Branco e Presidente Itamar Franco, no Centro. Passaram, ao todo, 1.144 bicicletas durante as 13 horas de ação, volume aproximado ao registrado em 2013, quando o grupo acompanhou a movimentação no mesmo ponto por 12 horas. Na ocasião, a ONG contabilizou 1.141 bikes.
Um dos integrantes da ONG, Kiko Zaninetti afirmou que o número ratificou a necessidade de se aprimorar a via para os ciclistas. “A Rio Branco tem um volume que nos permite traçar um perfil interessante do uso pelos ciclistas. Quando tivermos uma estrutura, vamos ter um excelente parâmetro de comparação. Ao todo, foram quase duas bicicletas por minuto e, em determinados momentos de pico, um ciclista a cada 30 segundos, isso em mais de um momento do dia”, detalhou.
O presidente do Mobilicidade, Guilherme Mendes, espera poder encaminhar o levantamento à Prefeitura e demais entidades interessadas, para que os dados possam embasar a elaboração de políticas públicas e projetos voltados para o trânsito e adeptos do ciclismo. Neste ano, a Mobilicidade JF realizou ação semelhante no trevo do Bairro Bom Pastor, entre as avenidas Rio Branco e Dr. José Procópio Vieira. No local, foram contabilizadas 620 bicicletas. Em 2014, a ONG foi em outros dois locais, como no cruzamento entre as avenidas Rio Branco e Brasil, que totalizou 620 bicicletas; e entre a Avenida JK e o Acesso Norte, com 997 bicicletas.
Nesta sexta-feira, o grupo realiza o Desafio Intermodal, com concentração a partir das 17h, na UFJF. O evento mede a eficácia do trânsito através de uma dinâmica com diferentes modais fazendo o mesmo trajeto em idêntico período. A saída está prevista para às 17h30, em direção ao Parque Halfeld. Interessados em participar com algum tipo de modal (moto, táxi, carro, ônibus, pedestre, skate, bicicleta, bicicleta elétrica ou bike courier), podem fazer sua inscrição pela internet.