Juiz de Fora lidera ranking de oferta de serviços digitais

Conforme levantamento, o município é o que mais oferece ferramentas para melhorar qualidade de vida dos cidadãos


Por Tribuna

23/05/2018 às 20h59

Prefeito Antônio Almas atribuiu conquista a esforço de sua equipe “para facilitar a vida do cidadão” (Foto: Carlos Mendonça/PJF)

Juiz de Fora é a cidade líder em oferta de serviços digitais, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). A pesquisa foi realizada em cem municípios brasileiros, elencando serviços digitais que tenham como objetivo melhorar a qualidade de vida. A cidade atende a 16 dos 26 quesitos levados em consideração e ficou à frente de Rio de Janeiro, Uberlândia, Santos (SP) e Belo Horizonte. Com o título, Juiz de Fora passa a ser considerada uma “cidade inteligente” por oferecer serviços que facilitam a vida da população.

O prefeito Antônio Almas (PSDB) concedeu entrevista coletiva à imprensa, nesta quarta-feira (23), e reuniu secretários municipais para comentar o título. Na ocasião, ele classificou a premiação como “um grande presente para a cidade e o reconhecimento da equipe da Prefeitura. Estamos desenvolvendo ferramentas de tecnologia que permitem ao cidadão participar diretamente da vida da cidade e ter qualidade de vida maior, sabendo as horas em que o caminhão do lixo vai passar na rua dele, em que momento o ônibus vai passar, para organizar sua vida.” Conforme dados repassados por ele, a Prefeitura contabiliza 719 mil acessos mensais no sistema de transporte, 209 mil emissões de boletos pelo site, 150 mil usuários no JF + Digital e emissão de 180 mil prontuários médicos digitais nas unidades de saúde.

PUBLICIDADE

Almas destacou ainda que a Prefeitura tem o compromisso de continuar avançando neste segmento e que, a partir de agora, a responsabilidade aumenta. A ideia é que a cidade continue bem avaliada nas próximas edições, além de fornecer mais serviços para o cidadão. A Prefeitura está elaborando um portal, que deve reunir todos os serviços disponibilizados pela Prefeitura aos juiz-foranos. “Nossa equipe busca, cada vez mais, construir alternativas que possam dar à cidade melhores condições, apesar das dificuldades. O portal de serviços é mais uma possibilidade que estamos buscando entregar até julho, o que vai facilitar ainda mais o relacionamento do cidadão com a Prefeitura.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.