Vagas humanizadas ganham as ruas


Por Bárbara Riolino

22/09/2016 às 10h52- Atualizada 22/09/2016 às 12h17

Olavo Prazeres
Uma das vagas ocupadas foi na Rua Batista de Oliveira

Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito 2016, nesta quinta-feira (22), projeto “Vaga Viva” volta a ocupar vagas da Área Azul concedidas pela Estapar, empresa responsável pelo serviço em Juiz de Fora. Três ruas do Centro da cidade recebem a ação e durante todo o dia, será oferecido a pedestres e motoristas uma programação diferente e humanizada.

Na Rua Batista de Oliveira, altura do número 377, por exemplo, alunos do Conservatório Estadual de Música Aideé França Americano fazem apresentações musicais durante todo o dia, como os corais. Pela manhã, apresentam-se o grupo dos idosos. Em outro ponto, na Rua São Sebastião, a vaga será ocupada pelos representantes do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH) e a empresa de Transporte Urbano Caminho Novo. Um ônibus adaptado é palco de discussões sobre acessibilidade. O terceiro ponto é na Rua Santa Rita, em frente ao número 388, que será ornamentado pela Floricultura Dois Amores.

PUBLICIDADE

No Santa Luzia, acontece uma blitz educativa na Rua Chácara, em frente à Escola Municipal Oswaldo Veloso. Durante a atividade, serão entregues aos motoristas cartas escritas pelos alunos da rede municipal de ensino falando sobre como deve ser a participação de cada um no trânsito da cidade. As ações da semana na cidade são organizadas pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e pela Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (Comset), que neste ano tem como tema “Eu sou + um por um trânsito + seguro”.

Outras atividades
O dia 22 de setembro também é dedicado ao Dia Mundial Sem Carro. Pela manhã, a Polícia Rodoviária Estadual realizou uma palestra sobre segurança no trânsito na Pedreira Santa Mônica. À tarde, filhos de colaboradores da Empresa de Transporte Caminho Novo fazem uma visita à Transitolândia da Polícia Militar, em Santa Terezinha. Na Escola de Governo será realizada uma palestra voltada para mulheres condutoras, bem como colaboradoras da Settra, taxistas e motoristas do transporte coletivo.

Ao longo do dia palestras serão realizadas em empresas de cargas e na Arcellor Mital, onde representantes do Sest/Senat e do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Juiz de Fora levam informações sobre o tema da campanha e orientações de segurança.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.