Disputa nacional de drones


Por Bárbara Riolino

22/04/2017 às 07h00- Atualizada 11/12/2017 às 09h51

A funcionalidade dos drones – veículos aéreos não tripulados, guiados a partir de controle remoto – é cada vez mais explorada por pessoas e organizações. A ideia é descobrir até que ponto este tipo de equipamento pode auxiliar na automação e no alcance espacial. Estas habilidades e aplicações estão entre os quesitos que serão avaliados na primeira edição da Fórmula Drone SAE Brasil 2017, que acontece de 19 a 21 de maio, no campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no Sul de Minas. A competição nacional reunirá 12 equipes da região Sudeste. Juiz de Fora será representada pela DronlFly, formada por professores e alunos do do IF Sudeste MG.

Conforme o professor e coordenador da equipe, Filipe Andrade La-Gatta, a disputa foca mais em desenvolver o lado técnico e profissional dos participantes. “Não é apenas uma competição de drones, mas uma oportunidade de formar e dar aos alunos competências ligadas à pesquisa e à extensão, um aprendizado vinculado às tecnologias atuais”, explica La-Gatta.

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Há seis meses, os sete alunos selecionados para o projeto trabalham arduamente na estruturação do drone, realizando a montagem das peças, soldas, programação, controle e pilotagem. Os primeiros voos começaram em fevereiro, e, agora, a equipe se debruça sobre a automação do equipamento, quesito de maior pontuação no cumprimento das cinco missões propostas pela organização da disputa, ou seja, sem a interferência humana. “O ideal é que o drone seja controlado a partir do embarque de inteligência suficiente para realizar as tarefas sem ser controlado remotamente”, destaca La-Gatta.

As cinco missões propostas na Fórmula Drone simulam situações reais nas quais os equipamentos podem ser aplicados, como, por exemplo, a medição da distância entre objetos em um campo, o que, na prática, funciona como um mapeamento de áreas florestais; localização de objetos, que pode ser aplicado em missões de salvamento; e passar por dentro de um túnel, como se fosse o monitoramento interno em uma área que seja inacessível para o ser humano. Os estudantes que participam do projeto são alunos dos cursos de Eletrotécnica e Eletromecânica. Eles são supervisionados por La-Gatta e outros quatro professores.

Fórmula Drone

A Fórmula Drone SAE Brasil 2017 é uma iniciativa educacional direcionada a alunos e professores do ensino profissional técnico de nível médio, voltada para a difusão e o intercâmbio de técnicas e de conhecimentos em engenharia de sistemas. Cada equipe é responsável por montar um drone dentro do modelo previsto no regulamento. A competição tem o apoio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

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