PJF disponibiliza informações sobre trânsito aos usuários
Atualizada às 20h36
A Settra disponibiliza, desde a manhã desta terça-feira (21), para qualquer usuário, informações sobre o trânsito da cidade por meio do site da Prefeitura. A plataforma Infotrans, que já era usada internamente para a tomada de decisões no gerenciamento do transporte público, agora permite ao cidadão saber, a partir do GPS instalado nos ônibus, a velocidade média de seis corredores de tráfego do município e quanto tempo o ônibus precisou para percorrer determinado trecho, já preestabelecido. As vias disponíveis na plataforma são as avenidas Getúlio Vargas, Juiz de Fora, Itamar Franco, Rio Branco, JK e Francisco Bernardino. A atualização é feita diariamente a cada duas horas, entre 7h30 e 19h30.
Ainda dentro da ferramenta, será possível visualizar quais são as ruas da cidade com agendamento de interdições parciais ou totais. No caso de bloqueios momentâneos, causados por acidentes, por exemplo, o sistema também será alimentado por meio da comunicação dos motoristas de ônibus com a sua garagem, o que já acontece a partir de um dispositivo instalado dentro de cada carro. A partir desta comunicação, a Settra insere o comunicado no Infotrans e mostra qual o desvio a ser utilizado por determinada linha.
Para os motoristas particulares, a novidade que deverá estar presente na plataforma, em até 90 dias, é a visualização do trânsito em tempo real, por meio de dez câmeras de monitoramento. A licitação para definir a empresa responsável por instalar e fazer a manutenção dos dispositivos já está concluída, e a vencedora tem 30 dias, prazo previsto em edital, para realizar os testes operacionais necessários.
As câmeras serão colocadas na Rio Branco, nas interseções com as avenidas Brasil (margem direita), Francisco Bernardino, Getúlio Vargas, Floriano Peixoto, Itamar Franco e José Procópio Teixeira; na Avenidas Itamar Franco com a Rua Padre Café e a Praça Antônio Carlos; e na Avenida Francisco Bernardino esquina com as ruas Marechal Deodoro e Benjamin Constant.
Transporte coletivo
De acordo com o prefeito Bruno Siqueira (PMDB), a disponibilização dos dados do Infotrans é uma maneira de melhorar o transporte público para o usuário. “Temos infinitas possibilidades com a colocação dos GPS, e trabalhamos para inserir outras aplicações. O sistema também nos auxilia a fazer mudanças de tráfego, pois nos permite uma base de estudos sobre determinada via.” Conforme o secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, será possível visualizar, diariamente, informações sobre cada empresa que opera o transporte coletivo urbano na cidade. Isso é feito por meio de um relatório, com dados do dia interior, que mostrará o número de viagens previstas, quantas foram realizadas e quantas atrasaram ou adiantaram. Além disso, é permitido ao usuário, agora, saber quantos passageiros passam pela roleta, mensalmente.
Ainda no Infotrans, há uma relação de localização dos pontos semaforizados do município, assim como dos radares e dos principais pontos turísticos.