Cadastramento escolar para 2019 termina nesta sexta-feira

Inscrição deverá ser realizada no site da Secretaria Estadual de Educação, pelo pai, mãe ou responsável, maior de 18 anos. Candidatos com esta idade poderão fazer seu próprio cadastramento.


Por Tribuna

21/06/2018 às 11h14- Atualizada 21/06/2018 às 15h25

Quem ainda não fez o cadastramento escolar de crianças e jovens que ingressarão no ensino fundamental da rede pública de ensino em 2019 tem até esta sexta-feira (22) para realizar o registro no site. Unificado para as redes municipal e estadual de Minas Gerais, o cadastro é fundamental para o aluno garantir vaga em uma escola próxima de sua residência. O cadastramento, em todo o estado, incluindo Juiz de Fora, deverá ser feito pela internet, no site da Secretaria de Estado de Educação, digitando “Juiz de Fora” no campo relacionado às cidades. Deverá ser inscrito o candidato que completar seis anos até 30 de junho de 2019 e o pretendente à vaga nos demais anos ou ciclos do ensino fundamental nas redes públicas e ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A inscrição deverá ser realizada pelo pai, mãe ou responsável, maior de 18 anos. Candidatos com esta idade poderão fazer seu próprio cadastramento. Pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação também serão inscritas, através de formulário eletrônico disponibilizado na internet, no portal da Secretaria Estadual de Educação, isento de pagamento de taxas.

PUBLICIDADE

Os pais ou responsáveis poderão acessar o portal da pasta de qualquer computador ou dispositivos móveis com acesso à internet, para cadastrar o candidato. Aqueles que não têm este acesso devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, através do telefone 3690-7341, ou pessoalmente, na Av. Getúlio Vargas, 200, Centro, para orientação.

 

Matrícula

Para que o candidato cadastrado tenha sua vaga assegurada na escola para a qual será encaminhado é preciso efetuar a matrícula no prazo estabelecido, unificado nas redes estadual e municipais, de 17 a 21 de dezembro. Quem não realizar a matrícula dentro do prazo será encaminhado à escola onde houver vaga. Para a efetivação na rede municipal de ensino de Juiz de Fora, além do preenchimento da ficha, deverão ser entregues, obrigatoriamente, na secretaria escolar:

– cópia e apresentação do original de documento que comprove o endereço da residência do candidato, em conformidade com o atestado no ato da inscrição, preferencialmente conta de luz recente;

– cópia e apresentação do original da certidão de nascimento ou carteira de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso possua;

– cartão de vacina (Sistema Único de Saúde/SUS);

O conteúdo continua após o anúncio

– comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, da rede particular de ensino, ou retorno aos estudos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.