Mato encobre placas de sinalização na AMG-3085

Estrada, inaugurada recentemente, já apresenta falhas na manutenção. DEER/MG diz que tomará providências nas próximas semanas


Por Tribuna

21/04/2018 às 07h00

Em alguns trechos, placas estão cobertas pelo mato alto (Foto: Leonardo Costa)

Bastaram quatro meses de inauguração para o novo acesso ao Aeroporto Regional apresentar sinais de abandono. A AMG-3085, entre a BR-040, na Barreira do Triunfo, e a MG-353, próximo a Coronel Pacheco, está com placas de sinalização cobertas por mato alto. A situação foi evidenciada pela Tribuna no início desta semana. Há relatos de problemas semelhantes na MG-353, como mato nas margens da via e buracos no trecho entre Rio Novo e Guarani.

A falta de manutenção na AMG-3085 torna a via, que é sinuosa e recebe grande fluxo de veículos pesados, ainda mais perigosa. Em alguns trechos, placas indicando curvas acentuadas, por exemplo, estão cobertas pelo mato alto. Além disso, em pelo menos um ponto é possível observar terra de barranco sobre a pavimentação em área de declive com pouca visibilidade. Sobre estes problemas, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) garantiu que “já está providenciando a execução de serviços de manutenção nesta rodovia para iniciar nas próximas semanas”.

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Reflexos
Apesar de ter sido inaugurada há pouco mais de quatro meses, a AMG-3085 já é conhecida pelas suas polêmicas. Em dezembro, a nova malha viária, de 13,8 quilômetros, foi aberta no improviso, mesmo sem a construção de um trevo de acesso adequado para a interligação com a BR-040. Neste local, conversões irregulares e situações de risco são flagrantes. O problema, porém, só será resolvido após um processo licitatório que o DEER/MG pretende fazer ainda este ano, para que seja contratada uma empresa que irá executar as obras do novo trevo. No entanto, até o momento o edital não foi publicado.

A estrada também já foi palco de óbitos. No último dia 8, dois veículos de passeio bateram de frente no km 12 da via, próximo ao trevo com a BR-040, resultando na morte de três pessoas. Outra ficou gravemente ferida. Segundo a polícia, os veículos, um de Juiz de Fora e outro de Campinas (SP) trafegavam em sentidos opostos quando houve a colisão.

Por outro lado, a via já reflete em alívio para o perímetro urbano de Juiz de Fora, pois houve redução significativa de veículos de carga que entravam no município apenas para passagem até a BR-040. Esta constatação já foi confirmada, inclusive, pela Polícia Militar Rodoviária, que estima queda deste tráfego em cerca de 70%.

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