Começa instalação da Ponte do Ladeira


Por Tribuna

21/01/2015 às 11h09- Atualizada 21/01/2015 às 16h22

Atualizada às 16h21

O prefeito Bruno Siqueira e o secretário de Obras Amaury Couri, estiveram no local no início dos trabalhos

O prefeito Bruno Siqueira (PMDB) e o secretário de Obras Amaury Couri, acompanharam, na manhã desta quarta-feira (21), o início dos trabalhos de instalação da estrutura metálica da Ponte Wandenkolk Moreira, localizada na altura da Rua Antônio Lagrota, no Bairro Ladeira, na Zona Leste da cidade. Ao longo da manhã, três carretas foram utilizadas para descarregar as vigas metálicas, chamadas longarinas, que farão a passagem entre as duas margens do Rio Paraibuna nesta altura. As estruturas foram confeccionadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

PUBLICIDADE

Após a colocação destes equipamentos, serão instaladas as transversinas (vigas transversais) para que seja feita a concretagem da ponte. Enquanto estes trabalhos são realizados, os arcos também estão sendo produzidos, para que possam ser instalados após a conclusão do processo. A ponte terá cor laranja, 44 metros de comprimento e 16 de largura, com três pistas para veículos e uma passarela para pedestres de cada lado. A estrutura metálica pesa, no total, cerca de 160 toneladas. “Essa é a terceira obra viária do município que finalizaremos, proporcionando o desafogamento do trânsito na região Leste da cidade. Com o término da ponte, o binário da Avenida Brasil, que já funciona, ficará ainda melhor”, destaca o prefeito.

O secretário de Obras explica que a conclusão desta estrutura completa o binário da Avenida Brasil, permitindo o acesso rápido e direto entre as regiões Norte e Sul. “Vai facilitar muito o acesso entre as duas regiões e possibilitará até linhas diretas de ônibus, para quem precisa trafegar entre estas regiões sem passar pelo Centro da cidade.” A previsão é que esta obra, incluindo seus acessos, seja finalizada ainda neste primeiro semestre.

 

Trânsito

Durante os trabalhos, o trânsito no local ficou restrito a duas pistas e houve apoio de agentes da Settra para controlar o tráfego. Entretanto, motoristas reclamaram que a Rua Antônio Lagrota, único acesso à Avenida Brasil para quem transita no sentido Manoel Honório/Centro, estava fechada e não houve aviso prévio, tumultuando o trânsito na região.

 

Próximas obras

Antes do término da ponte no Ladeira, a Prefeitura pretende dar início aos trabalhos de construção da alça do Viaduto Augusto Franco, localizado na região central da cidade. O objetivo é interligar o viaduto à Avenida Francisco Bernardino, para reduzir o fluxo, principalmente dos ônibus no entorno da Praça Antônio Carlos.
Já entre fevereiro e março, a Secretaria de Obras pretende começar a obra do viaduto que será erguido na altura do Clube Tupynambás, que irá transpor a linha férrea do final da Rua Coronel Delfino Nonato Faria até a Rua Cláudio Martins, no Poço Rico. O prazo estimado para o término desta intervenção é de um ano, mas há chances de ele ser finalizado até dezembro, segundo Amaury Couri.

O conteúdo continua após o anúncio

 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.