Matrículas na UFJF iniciam dentro da normalidade


Por Bárbara Riolino

20/10/2015 às 11h41

Olavo Prazeres 20-10-15
Alunos aguardavam ansiosos pela matrícula ( Foto: Olavo Prazeres 20-10-15)

Após um período de longa espera em virtude da greve dos servidores técnico-administrativos e dos docentes, começou na manhã desta terça-feira (20), as matrículas presenciais para o segundo semestre letivo da UFJF. Em Juiz de Fora, a matrícula está sendo realizada no Anfiteatro das Pró-Reitorias desde às 8h30 e segue até às 14h30. Do lado de fora do prédio da Reitoria, os calouros aguardavam a vez nas filas, mas sem nenhuma ocorrência. O semblante, porém, não era o de cansaço, mas o misto de expectativa e otimismo para começar os estudos na próxima segunda-feira (26).

“Apesar de perder um bom período das férias, estou ansiosa para começar o semestre. Ver como será o clima da faculdade”, destacou a caloura do curso de matemática, Thais Neves dos Reis, 20 anos. Já assinando os papeis, o calouro do curso de letras libras, Rodrigo Luiz de Campos, 28, não via a hora de se tornar um aluno da UFJF, afinal, foram três anos tentando ingressar na Federal. “A expectativa foi maior do que a frustração da greve”, disse. Nascida em Petrópolis (RJ), a futura aluna de jornalismo, Bianca Freitas Mamede, 19, estava se sentindo aliviada. “Fiquei tranquila por ter conseguido passar, mas, ao mesmo tempo, tive uma ansiedade tremenda por ter que esperar”.

PUBLICIDADE

Até às 10h, matricularam-se os calouros dos cursos de ciência da computação, física, química, sistemas de informação, enfermagem e nutrição. Depois, foi a vez dos futuros estudantes dos engenharia mecânica, jornalismo, matemática, pedagogia, serviço social, letras e letras libras. A partir das 13h, ocorrem as matrículas para o bacharelado interdisciplinar em artes e design, direito e arquitetura. Nesta quarta-feira (21), das 8h30 às 10h, acontecem as matrículas para os cursos de bacharelado interdisciplinar em ciências humanas, fisioterapia, história e engenharia de produção; das 10h às 11h30, ciências biológicas, engenharia civil, engenharia elétrica e odontologia; e das 13h às 14h30, educação física, farmácia, medicina e medicina veterinária.

Documentos
Todos os candidatos devem apresentar a certidão de nascimento ou casamento, declaração ou certificado de conclusão do ensino médio regular ou equivalente, histórico escolar completo do ensino médio ou equivalente, carteira de identidade, CPF, título de eleitor para brasileiros maiores de 18 anos acompanhado da quitação eleitoral em 2014, certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar com os carimbos atualizados ou Atestado de Matrícula em CPOR ou NPOR ou CDI, para brasileiros maiores, se do sexo masculino, uma foto recente no tamanho 3×4; declaração do(s) estabelecimento(s) de ensino onde cursou o ensino médio informando a sua natureza, se pública, caso esta informação não esteja constando no Histórico Escolar.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.