Catedral instala ecoponto de coleta de óleo vegetal para reciclagem


Por Nathalia Carvalho

20/04/2016 às 12h48

A Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, em parceria com a Associação dos Amigos (Aban), instalou um ecoponto com o objetivo de recolher óleo vegetal para reciclagem. Os interessados em contribuir com esta campanha devem separar o óleo de cozinha usado em uma garrafa pet bem vedada e depositar no espaço de recolhimento. Esta estrutura permite que as pessoas façam o descarte correto do óleo vegetal usado, que será recolhido e direcionado para a fabricação de sabão. O ecoponto, que fica na recepção da Catedral, ficará no local ao longo deste ano.

Conforme a assessoria da Arquidiocese, o objetivo é proteger o meio ambiente e proporcionar um novo destino para o material de forma responsável. Para o pároco da Catedral e vigário-geral da Arquidiocese, monsenhor Luiz Carlos de Paula, o objetivo é realizar um gesto concreto proposto pela Campanha da Fraternidade 2016. “Agindo assim nós estamos cuidando da natureza e não poluindo o ambiente, nossa casa comum, e proporcionando uma ação sustentável através da reciclagem”, disse, por meio de assessoria. De acordo com a Aban, um litro de óleo usado, descartado de forma incorreta, pode poluir cerca de 10 mil litros de água. O descarte irregular é considerado um dos maiores poluidores das águas de córregos, riachos, rios e também do solo.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.